Reação vagal, reflexo vagal ou síncope vasovagal é uma resposta relacionada à ativação inapropriada do nervo vago. Esse reflexo vagal acaba, muitas vezes, ocasionando episódios de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, mas sim, um sintoma.
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
Os principais tipos de Sincope (desmaios) são: Cardíaca, Cardiovascular e Vasovagal.
O paciente que tem crises convulsivas pode chegar a ficar roxa ou vermelha, pois a respiração é afetada. Diferente da pessoa que desmaia, pois ela geralmente fica pálida e com uma sensação de moleza. Além disso, os gatilhos que fazem uma pessoa ter crises convulsivas ou desmaios são completamente diferentes.
A convulsão acontece por causa de uma falha na condução elétrica no cérebro, levando à maior atividade elétrica em algum ponto suscetível deste, o que provoca os sintomas da crise convulsiva (abalos musculares, perda da consciência, salivação, e em alguns casos perda esfincteriana – diurese e evacuação espontânea ...
A labirintite (uma lesão no ouvido interno) é uma causa importante de vertigem. A convulsão é a contração involuntária e violenta dos músculos, em que há perda da consciência e aumento da salivação. Epilepsia, intoxicação, lesões na cabeça, meningite e hipoglicemia são as principais causas de convulsão.