Também chamada de “Fase de Consolidação”, a literatura brasileira estava vivendo uma fase de maturação, com a concretização e afirmação dos novos valores modernos. Além da prosa, a poesia foi um grande foco dos literatos. Temas nacionais, sociais e históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.
Ruptura com a 1ª e a 2ª fase modernista, experimentação estética e a busca por uma nova expressão literária foram as principais características da terceira geração modernista. A terceira geração modernista, também conhecida como Geração de 1945, desenvolveu temáticas e estéticas diversas às gerações anteriores.
O melhor mesmo é ler muitos poemas do autor.
Explicação: o eu lírico desenha a si mesmo, descrevendo as mudanças que ocorreram com o passar do tempo: mudanças físicas, psicologias e de percepção. A autora compara quem ela era no passado e como ela se enxerga no presente. ... A rapidez no tempo da vida é descrito pela mudança: “tão simples, tão certa, tão frágil...”./span>
Cecília Meireles (1901-1964) foi uma poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreou na literatura com o livro "Espectros"./span>
Com dois anos de idade, era órfã de pai e mãe. Por isso, foi criada por sua avó materna, Jacintha Garcia Benevides, que era portuguesa. Cecília era uma criança solitária e começou a escrever seus primeiros versos já na infância.
10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles
7 de novembro de 1901
As obras de Cecilia foram responsáveis por consagrar uma literatura intimista e introspectiva (que tem foco nos conflitos da consciência e da inconsciência do indivíduo) sendo o seu principal legado caracterizando a maioria de seus poemas./span>
Cecília Meireles estudou literatura, folclore e teoria educacional. Colaborou na imprensa carioca escrevendo sobre folclore. Atuou como jornalista entre 1930 e 1931, publicou vários artigos sobre os problemas na educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro./span>
Fez uma nova viagem à Europa em 1954. Em 1958, visita Israel. Em 1962, um câncer no estômago começa a se manifestar e ela vem a falecer em 9 de novembro de 1964 no Rio de Janeiro, aos 63 anos.
9 de novembro de 1964
63 anos (1901–1964)
Este último tema ficou famoso em um de seus mais célebres poemas, Motivo, publicado pela primeira vez no livro Viagem, de 1939. e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta./span>
Resposta. Resposta: -O poema se chama “Motivo” porque o protagonista principal desse poema, ( pessoa ou pássaro) tem uma razão que o leva a cantar; sua vida é completa e passageira seu canto explica ou descreve a sua natureza de ser. .../span>
Resposta: É o canto poético, ou seja, a própria poesia.
Análise do poema Motivo, de Cecília Meireles. 1. O poema é todo escrito em primeira pessoa, mostrando o que há de íntimo, a subjetividade do eu lírico; além disso, é perpassado por antíteses, que serão mostradas no decorrer da análise; Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa 2.
Como o uso desse tempo verbal se relaciona ao tema do poema? Todos os verbos estão no presente do indicativo (canto, existe, sou, sinto, atravesso, etc.). ... Elas encaminham a conclusão do poema: a única certeza que o eu lírico tem sobre si mesmo./span>
Há 16 versos. Tem 4 estrofes. Tem algumas rimas. Há muita poesia nesse poema, principalmente pq ela fez com a amor./span>
> Como pode ser entendida a palavra instante no poema? ... Ø “Instante”, no poema, não está relacionado apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas. 02 – Nos versos a seguir, porque é uma conjunção explicativa./span>
5. Qual o tempo e qual o modo em que estão todos os verbos do poema com exceção de “estarei”? Os verbos(canto, está,sou, sinto, atravesso, desmorono, edifico, permaneço, desfaço, sei, fico, passo, é,tem) estão no tempo presente, do modo indicativo./span>
A expressão “Asa ritmada” sugere não apenas o trabalho de construção sonora e rítmica do poema, mas também a ideia de que há um voo, uma elevação espiritual quando se elabora o texto poético./span>