EQST

Quais As Fases Da Erupço Dentria?

Quais as fases da erupção dentária?

Katchburian & Arena (1999) dividem a erupção dentária em cinco fases: movimentação pré-eruptiva, erupção intraóssea, penetração na mucosa, erupção pré-oclusal e erupção pós-oclusal.

Qual a cronologia de erupção dos dentes permanentes?

A erupção dos dentes permanentes normalmente começa a partir dos 6 anos de idade. Nesta idade a criança ainda tem 20 dentes (decíduos ou dentes de leite). A dentição permanente é constituída por 32 dentes, sendo 16 na arcada inferior e 16 na arcada superior.

Qual a sequência de erupção dos dentes Deciduos?

A DENTIÇÃO DECÍDUA (Dentes de leite) é formada por 20 dentes. São 10 dentes na arcada superior e 10 dentes na arcada inferior. Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores (do fundo), temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º molar e 2º molar.

O quê é erupção na odontologia?

O processo de erupção dental pode ser definido como o movimento migratório realizado por um dente em formação, movendo-se do seu local de desenvolvimento dentro do processo alveolar para a posição funcional na cavidade bucal.

O que a dentição pode causar?

Quando a dentição do seu bebê iniciar, há grandes chances de ele pegar qualquer coisa que encontrar - desde mordedores até os próprios dedos - e começar a morder. Febre baixa. O inchaço na gengiva às vezes pode provocar febre baixa, de menos de 38 °C.

Como saber se o dente e de leite ou permanente?

A dentição infantil é comumente chamada de dentes de leite. Essa denominação surgiu por conta da cor dessas estruturas apresentarem uma cor mais branca, como a do leite. Esses dentes são menores, se comparados aos permanentes, e possuem raízes mais longas. Nessa dentição ainda não há os pré-molares e sisos.

Quais dentes aparecem apenas na dentição permanente?

Por volta dos 13 anos, a dentição permanente está quase completa, faltando apenas os 4 dentes do “siso” (terceiros molares), que erupcionam entre 17 e 30 anos.

Quais são os dentes que já nascem permanentes?

Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.

Quais os dentes que são permanentes?

Dentes permanentes Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).

Quantos dentes tem na dentição permanente?

Dentes permanentes Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.

Quais os grupos dentais da dentição decídua é permanente?

Os grupos dentais da dentição permanente são os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares. Aqueles que estão completamente presentes na dentição decídua são apenas os incisivos e os caninos, não havendo terceiros molares e pré-molares neste momento.

Quantos dentes formam a dentição decídua e a permanente e quais são eles?

A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.

Quantos e quais dentes estão presentes nas dentições decíduas é permanente?

A dentição decídua desenvolve-se durante o período pré-natal e é constituída por 20 dentes, que erupcionam e que, mais tarde, são perdidos, sendo substituídos pela dentição permanente, constituída por 32 dentes.

Qual a idade certa para cair o primeiro dente?

Os primeiros dentes começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa maneira, é muito comum que os primeiros dentes a caírem sejam os incisivos inferiores já que são os primeiros a aparecer na maior parte das crianças.

O que fazer com o primeiro dente de leite que caiu?

Por isso, é importante procurar um odontopediatra para conduzir o caso da melhor maneira possível. Não deixe de levar seu filho à consulta antes mesmo da troca de dentição, até para receber todas as orientações e estar preparado para o momento.

Como guardar o dente de leite que caiu?

Tire e limpe a parte interna com um palito ou um clips aberto. Passe novamente em água corrente. Agora seque com cuidado, preferencialmente utilizando um secador de cabelo. Pronto: está preparado para ser armazenado!

Como cai o dente de leite?

O processo da perda dos dentes de leite ocorre naturalmente e de maneira fisiológica por meio de reabsorção da sua raiz pelo dente permanente que irá erupcionar em seu lugar. Muitas vezes eles caem durante a alimentação, escovação ou até mesmo sozinho.

Como é a raiz de um dente de leite?

A sua raiz só termina de ficar formada aproximadamente um ano após o aparecimento do dente de leite. E fica um dente bem grande, vejam que a raiz é ,em alguns dentes, duas vezes maior que a coroa. Mas o dente de leite fica mole e cai! E o que vemos é um dente pequenininho, uma coroa oca.

O que fazer quando nasce um dente atrás do outro?

Esse dente não vai cair sozinho, portanto é importante que ao primeiro sinal do incisivo permanente atrás de um dente de leite, leve seu filho a uma Odontopediatra para remoção do dente de leite. Uma preocupação comum dos pais é se há a necessidade de colocar aparelho para o dente vir pra frente. A resposta é NÃO.