Os contos de fadas contribuem muito na formação da personalidade, ajudam as crianças a entenderem um pouco melhor este mundo que as cercam. Se no processo de ensino se desse uma atenção especial ao emocional que existe em cada uma das crianças, este mundo seria bem melhor!
Como escolher um livro infantil?
Como contribuir para a formação do leitor?
A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes.
A origem do gênero infantojuvenil começa a se delinear na passagem entre os séculos XVII e XVIII quando a criança passa ser considerada em suas especificidades e suas diferenças em relação aos adultos. ... Ao final do século XVIII, alguns escritores mudam o rumo das estórias infantis e juvenis.
A Menina do Narizinho Arrebitado
Resposta. O dia 18 de abril foi dedicado ao livro nacional infantil. Por uma razão simples e significativa: naquele dia nasceu em Taubaté, interior paulista, o maior nome da literatura infantil brasileira: José Bento de Monteiro Lobato. Monteiro Lobato veio ao mundo em 1882.
Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo, composta de 23 volumes.
Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, estado de São Paulo. ... Monteiro Lobato, além de grande escritor, era um visionário. Precursor e maior autor da literatura infantojuvenil do país, foi também fundador da primeira editora brasileira, a “Monteiro Lobato e Cia”, em 1918.
53, passaram a ser concedidos, todos os anos, o Prêmio Machado de Assis, para conjunto de obras, o Prêmio ABL de Poesia, o Prêmio ABL de Ficção, o Prêmio ABL de Ensaio e o Prêmio ABL de Literatura Infanto-juvenil.