“Oh! A abertura do Livro Sagrado marca o início real dos trabalhos numa loja maçônica, pois o ato, embora simples, porém solene, é de grande importância, pois que simboliza a presença efetiva da palavra do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. ...
É muito claro o motivo das palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente, ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e esperança.
“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” (Salmos 133:2).
Versículo 3 – Porque ali o Senhor ordena a bênção “Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.
A palavra "orvalho" aparece 34 vezes na Bíblia e primariamente é vista como uma bênção. É usada poeticamente e simbolicamente em muitos lugares e é um pouco diferente da bênção da chuva. ... Pode ser visto como uma humilde e modesta versão de chuva, nunca causa dano, é gentil, hidratante e fiável.
substantivo masculino Precipitação atmosférica caracterizada pelo vapor de água que se condensa, permanecendo sobre o que está exposto ao ar livre, durante a noite ou pela manhã; rocio.
O orvalho é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação. ... Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água.
Importância do orvalho É comum que, durante os dias de verão, a umidade venha do Mediterrâneo e se transforme em orvalho devido à drástica mudança de temperatura que costuma ocorrer durante a noite. Além disso, o fenômeno auxilia as plantas a remover o gás carbônico que elas retem do ar.
Ao amanhecer, é comum ver gotas minúsculas de água sobre as plantas e na relva. Essa umidade é chamada orvalho e se forma no ar noturno pelo processo de condensação. Em noites frias, é comum a formação de orvalho sobre a relva. O ar contém água em forma de um gás chamado vapor de água.
O orvalho é o resultado da condensação de vapores d'água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixa.
Sereno, orvalho ou rocio é um fenômeno físico no qual a água presente no ar se condensa na forma de gotas, ou seja, é o processo inverso da evaporação. Como sabemos, a capacidade de retenção de vapor d'água depende diretamente da temperatura do ar. ... Ao anoitecer, ocorre o esfriamento do solo e da camada de ar adjacente.
1. Conjunto de gotas de humidade que, por condensação, se depositam durante a noite em qualquer superfície plana. 3. [Figurado] Bálsamo, consolação, influxo benéfico.
Orvalho e geada são conseqüência, primariamente, do resfriamento radiativo noturno. ... Se o ar está acima do ponto de congelamento, o vapor d'água pode condensar-se sobre o objeto como orvalho; se a temperatura do ar está abaixo da temperatura de congelamento, o vapor d'água pode depositar-se como geada.
Ciclo das Águas: orvalho, geada, neblina, nuvem, chuva, neve. ... A umidade relativa do ar é obtida pela relação entre a quantidade de vapor d'água contida no ar e o vapor saturante na temperatura do momento.
A Neblina – ou Nevoeiro – é, basicamente, a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. ... Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água.
A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. ... A neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.
Como o nevoeiro se forma ? ... O nevoeiro é como uma nuvem do tipo “stratus”, mas que se forma junto à superfície. A base da nuvem fica perto do chão. Como as nuvens, o nevoeiro também é a condensação da umidade do ar, porém acontece em baixa altitude, próximo à superfície.
Os aerodispersóides são partículas sólidas ou líquidas, suspensas ou dispersas no ar.
Os fumos, por sua vez, são partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura normal. As operações mais comuns onde há a presença de fumos são as de soldagem e fundição.
Neste grupo em questão, os agentes contaminantes são pequenas partículas em estado sólido ou partículas em estado líquido presentes no ar. As poeiras são partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido. ... Entre os particulados sólidos, também podemos destacar as fibras.
Poeiras minerais: provêm de diversos minerais, como sílica, asbesto, carvão mineral, e provocam silicose (quartzo), asbestose (asbesto), pneumoconioses (ex.: carvão mineral, minerais em geral). ... Poeiras alcalinas: provêm em especial do calcário, causando doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar.
As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.