Estudos realizados por (Sbrighi e Frazão, 1984) determinaram que para uma determinada trabalhabilidade, quanto maior o índice de forma cúbico do agregado graúdo, maior será a resistência à compressão do concreto.
Estudos com concretos convencionais demonstram que o diâmetro máximo do agregado graúdo influencia diretamente no engrenamento dos agregados entre as faces das fissuras, sendo a resistência ao cisalhamento maior nos concretos produzidos com agregados de maior diâmetro.
Forma e textura superficial: A forma e a textura das partículas dos agregados influenciam mais as propriedades do concreto no estado fresco do que no estado endurecido. ... A textura superficial do agregado depende da: *Dureza; *Granulação; *Porosidade da rocha matriz e da sua subseqüente exposição à ação de atrito.
Massa Específica aparente (Bulk) – A razão do peso ao ar de um volume unitário de agregado (incluindo os vazios permeáveis e impermeáveis das partículas, mas não incluindo os vazios entre as partículas) a uma determinada temperatura para o peso ao ar do mesmo volume de água destilada livre de gases a uma determinada ...
Os principais aglomerantes são: Cimento; Cal Aérea; Cal Hidráulica; e. Gesso.
Aéreos: São os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 (gás carbônico) do ar, como exemplo, a cal aérea e o gesso. ação exclusiva da agua de amassamento, como por exemplo a cal hidráulica e o cimento Portland.
Falsa pega é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos após a adição de água.
Por que o gesso pode ser utilizado para vedação, entre outros casos. A Cal é um aglomerante mineral, ou seja inorgânico. ... È obtido através de rochas calcárias com características pulverulentas, em contato com a água forma uma pasta aglomerante.
Também define no item 3.
“Início de pega” é o intervalo de tempo existente entre a adição de água ao cimento e o começo da reação. ... O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.
Também define no item 3.
Do ponto de vista prático, a pega do gesso se encerra em até 45 minutos mas o mesmo continua ganhando resistência por até 20 horas.
O endurecimento da pasta e da argamassa de gesso se dá pela reação de hidratação, num processo em que ocorre o desprendimento de calor (MUNHOZ & RENÓFIO, 2006). ... Os tempos de pega são influenciados diretamente pela cinética de reação que apresenta comportamento diferenciado nos gessos comercial e o reciclado.
A mistura de gesso com a água endurece por conta da formação de uma malha de cristais e, depois, do início da pega, ele continua com o processo de endurecimento, assim como os demais aglomerantes.
Gesso é um aglomerante obtido a partir da calcinação da gipsita natural. Óxido de de ferro, Alumina, sílica, magnésio. O limite das impurezas é de até 6%. ... Usado na construção civil : Gesso de Paris para estuque ou calcinado, Gesso para pavimentação.