equinodermos são considerados a filo mais proximamente relacionada de nós, cordados. ... só existem duas filos deuterostômias, são essas os equinodermos e os cordados. isso quer dizer que a blástula em nosso desenvolvimento embrionário irá originar o ânus.
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes. Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
Resposta. Os equinodermos, na fase larval, apresentam uma simetria bilateral e somente quando se tornam adultos é que adquirem simetria radial.
A simetria bilateral. 2. Que diferenças existem entre a larva dos equinodermos e o animal adulto? ... A simetria bilateral da larva condiz com seu modo de vida, pois ela faz parte do plâncton e é levada pelas correntes aquáticas, e, com essa simetria, a resistência da água ao movimento é menor.
Resposta. Resposta:As larvas de muitos deles vivem em regiões mais próximas à superfície, constituindo o plâncton. Nesta fase da vida, possuem simetria bilateral e, quando adultos, apresentam simetria radial, altamente relacionada ao ambiente em que vivem.
Podemos afirmar que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária porque esses animais possuem ancestrais e fases larvais com características de simetria bilateral.
Dessa forma, a estrela-do-mar apresenta simetria bilateral na forma larval. Porém, na fase adulta, ela apresenta simetria do tipo radial. Por isso que é considerada simetria secundária.
Facilmente podemos observar essa definição na simetria das borboletas. ... Borboletas são, teoricamente, animais bilaterais (como seres humanos) e são mais ou menos simétricas em relação ao plano sagital que divide o corpo em metades esquerda e direita.
Assim como a borboleta, todos os animais que voam devem possuir simetrias em relação a um eixo central, lhe permitindo a possibilidade de deslocar pelo céu com desenvoltura. A borboleta possui mais de um eixo de semetria.