Dispneia também chamada de falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem dificuldade em respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta, muitas vezes acompanhada de opressão torácica e mal estar.
Ajude a inserir referências. Denomina-se parada respiratória ou paragem respiratória a ausência de fluxo de ar nos pulmões, por ausência de movimentos respiratórios, seja pelo colapso dos pulmões, paralisia do diafragma ou outras causas.
Edema. Esse é um dos termos técnicos de enfermagem que remetem ao inchaço e diz respeito ao acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo. O edema pode ser localizado, caso se limite a uma região do corpo, ou generalizado, quando está presente no corpo todo.
A astenia é uma condição caracterizada por uma sensação de fraqueza e falta de energia generalizada, podendo ainda estar associada a cansaço físico e intelectual, tremores, lentificação dos movimentos, e espasmos musculares.
A astenia muscular é um sintoma de cansaço ou esgotamento, acompanhado por fraqueza, debilidade e perda de energia e de força muscular, que podem resultar na incapacidade para efetuar as tarefas do dia a dia.
Normalmente, a fadiga deveria ser apenas uma imitação, a curto prazo, das atividades físicas ou intelectuais. Mas, em alguns momentos, a fadiga pode representar uma doença: quando não melhora mesmo após o repouso. Os médicos às vezes chamam esse tipo de fadiga de “astenia”.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
No caso da fadiga prolongada (que dura de um a seis meses), as causas mais comuns são as seguintes: Diabetes. Glândula tireoide com baixa atividade (hipotireoidismo) Distúrbios do sono (como apneia do sono)
O excesso de ansiedade torna mais difícil dormir à noite, porque os hormônios do estresse ainda estão no corpo. Isto é o melhor exemplo de como a ansiedade pode levar a fadiga.
5 dicas para prevenir a fadiga muscular
Segundo especialistas, quando a pessoa está à beira da fadiga é possível identificar algumas mudanças de comportamento no trabalho:
Uma das consequências de se sobrecarregar o corpo, realizando um esforço físico superior à capacidade pessoal, é o dano gerado pela fadiga muscular. Esse sintoma é a sensação de cansaço, fraqueza, dor ou queda de desempenho.
10 sinais do cansaço mental
A fadiga mental é definida como uma diminuição ou alteração temporária da eficiência mental e física, decorrente de situações de pressão emocional, psicológica ou intelectual que, além de permanecer dentro dos seus pensamentos, repercute de modo direto no estado do seu corpo, gerando diversas complicações e doenças.
Os principais sintomas do cansaço físico são:
Veja quais são os principais sintomas:
5 opções de remédios naturais para o cansaço
Alguns alimentos, como a banana, o abacate e amendoim tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia....Os alimentos que combatem o cansaço mental são, principalmente:
Como lidar com a exaustão durante a gravidez