A principal causa de fratura nas costelas são o traumatismo, provocado por acidentes de carro, agressões ou esportes nos adultos e jovens, ou quedas, mais comuns nos idosos.
O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12.
Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.
As costelas verdadeiras são os sete primeiros pares de costelas que estão ligadas ao esterno com o auxílio de uma cartilagem. ... Por fim, as costelas flutuantes são os dois últimos pares de costelas que não se ligam ao esterno.
doze
O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
12 pares
A costela 4 ossos é uma carne bovina excelente tanto para grelhar quanto para assar. No churrasco, deve ir para a brasa com os ossos para baixo pois estes demoram mais para esquentar.
Valor médio do quilo deve ficar entre R$ 7,90 e R$ 14,90, dependendo do corte, estima a Agas.
Um costela de 20 quilos assa em 6 horas e serve até 35 pessoas. Aprenda a montar o fogo adequado para a carne não passar do ponto.
Para assar a peça, os espetos são fincados no chão e o calor da brasa é que assa a carne. O carvão é aceso dos dois lados para que a costela asse inteiramente. A carne deve assar por sete horas. A costela vai estar pronta quando estiver com uma cor dourada e gordura escorrendo.
Modo de preparo: Quando estiverem temperadas, deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Passado o tempo de descanso da carne no tempero, coloque para assar em um espeto no chão. Deixe por aproximadamente seis horas. É o tempo que a costela fica no ponto e pronta para ser servida.
Espetar a costela nos espetos. Espalhar a cerveja sobre a costela e, em seguida, espalhar uma camada de sal sobre a parte molhada. Colocar a costela no meio do quadrado de tijolos, o carvão nas bocas e tampar com o próprio tijolo. Tampar com madeirite em cima, manter sempre em brasa acesa, por 4 horas.
Pode-se fazer a churrasqueira diretamente no chão de terra, mas se o piso for de outro tipo é recomendável colocar alguns tijolos refratários como base, até para cortar a umidade do chão e aumentar a capacitação de calor, o que garante que você precise de menos carvão.
A peça deve ficar a cerca de 70-90 cm de distância da brasa, em fogo médio, com os ossos para baixo. Demora de 2h30 a 3 horas para ficar pronta. No final, vire e dê uma tostada do outro lado por cerca de 20 minutos.
Fabrício Filla explica que o ideal é fazer a picanha em duas fases, primeiro colocando ela inteira na grelha sem sal com uma brasa forte a 30 cm do fogo, por aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado. Ele recomenda começar pelo lado da gordura, assim ela ficará mais tenra.
Técnica do pão
Com papel higiênico e óleo: encharque um pedaço grande de papel higiênico com óleo de cozinha, coloque um pouco de carvão em cima e, com cuidado, ateie fogo. Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa. Contra: faz uma fumaça escura bem tóxica e precisa abanar para manter a brasa.
Encharque um bom pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha e coloque-o dentro da churrasqueira sob uma base de carvão. Posicione mais alguns pedaços de carvão por cima deste papel e dê fogo. Funciona rápido demais, cuidado! Rasgue três ou quatro pedaços do saco de carvão e forme cones com eles.
Use álcool para embebedar o carvão + um pedaço de papel com fogo. Uma das formas mais simples e rápidas de acender a churrasqueira é usando álcool (líquido ou em gel) para embebedar o carvão. Em seguida, jogue um pedaço de papel com fogo para dar combustão e prontinho!
Coloque pedaços de pão velho embebidos em alcool em vários pontos embaixo do carvão, faça um “palito” de papel tipo canudo e, acenda o fogo!