Possíveis efeitos colaterais O uso indiscriminado do óleo de rícino pode provocar cólicas intensas, náuseas, vômitos e desidratação. Além disso, se aplicado em grandes quantidades na pele ou no couro cabeludo, pode causar irritação ou levar ao aparecimento de manchas caso a região fique muito tempo exposta ao sol.
A umectação com óleo de rícino pode ser feita durante o dia ou à noite. No primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios. Depois, deixá-lo agir por cerca de 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo vegetal deve ser mantido nos cabelos durante a noite e lavado pela manhã.
O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.
Com algumas gotas a solo, misturado com outros óleos ou com o seu creme hidratante, o óleo de rícino pode ser usado para hidratar corpo e rosto e também cicatrizar.
Rico em vitamina E, este óleo é um poderoso anti-inflamatória e cicatrizante, que protege a pele contra as manchas. Modo de usar: limpe bem o rosto e, antes de passar o óleo no rosto, faça uma leve vaporização na pele para abrir os poros, em seguida aplique o óleo, massageando bem a pele e enfim retire-o com água fria.
Ativos que funcionam no tratamento das manchas:
No caso de manchas escuras originadas pela depilação, também chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória, os tratamentos mais indicados são com dermocosméticos de uso tópico que contenham ativos clareadores como o ácido tranexâmico, ácido kójico e a niacinamida.
Para isso, a dica é fazer um chá gelado e colocar compressas na pele irritada. Essa vermelhidão que aparece após a depilação é muito comum e, segundo a dermatologista Márcia Purceli, ela acontece por causa de uma dermatite de contato irritativa, que desencadeia um processo inflamatório.
“Em casos de manchas mais amarronzadas ou da cor preta, os tratamentos mais indicados são os de uso tópico - dermocosméticos com ativos ácidos e clareadores - ou procedimentos clínicos - passando desde os peelings (físico e químico), laser fracionado até o microagulhamento”, recomendou.
Em caso de sensação de queimadura, ardor ou vermelhidão, não hesite em retirar o creme imediatamente e lavar a região com água fria.