Na ciência econômica, os recursos produtivos são considerados como escassos, portanto os processos produtivos têm uma oferta de bens e serviços finitos. ... d) Limitadas, pois os seres humanos podem chegar a seu nível de saciedade, além do qual não conseguem consumir mais bens materiais.
Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam, se ele não for cobrado (tiver preço zero).
"A Curva de Possibilidades de Produção" ou "Curva de Transformação" é um gráfico usado para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: uma vez que todas as necessidades não podem ser satisfeitas devido à escassez de recursos é necessário realizar escolhas.
A Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ou ainda Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP), relaciona as quantidades máximas em que é possível produzir entre dois ou mais produtos. ... Para a FPP consideram-se os recursos e tecnologias disponíveis que possibilitam obter as quantidades máximas na economia.
Quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia. A impossibilidade de atender às necessidades dessa sociedade, visto que os recursos são escassos.
Basicamente podemos dizer que os fatores de produção são elementos fundamentais ao processo produtivo de um determinado bem material ou serviço. Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva.
A concavidade da curva indica que, dadas as quantidades dos recursos, se a sociedade quiser aumentar sucessivamente a produção de um bem, maior será a taxa de sacrifício (o custo de oportunidade) associada a tal intenção (isso em termos da produção do outro bem);
A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem. ... A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda.