O HC-UFMG implementa seis metas internacionais de segurança do paciente que foram estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas:
A comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos no cuidado deve ser clara e efetiva, para que não comprometa nenhuma etapa da assistência. Falhas na comunicação podem causar sérios danos ao paciente.
Ao fazer um relato verbal, escrito ou por telefone, o profissional precisa se certificar de que o outro o compreendeu e registrou a informação da forma certa. Os registros e a passagem de plantГЈo devem ser de fГЎcil leitura e compreensГveis.
Ajuda " title=" " />
As infecções hospitalares causam danos ao paciente e também a toda estrutura hospitalar, já que isso onera ainda mais o caixa da unidade de saúde. Por isso, a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde é uma estratégia importante para ambos os lados.
A identificação falha de pacientes pode levar Г administração de medicamentos errados e atГ© realização de cirurgias em paciente diferente. Utilizar estratГ©gias para a identificação correta evita esse tipo de equГvoco, como:
A quarta meta de segurança visa garantir que as cirurgias sejam feitas no local correto, com o procedimento correto e no paciente correto. Comunicação ruim entre a equipe e imprecisões nos processos podem levar a enganos durante a realização da cirurgia.
A World Alliance for Patient Safety (AlianпїЅa Mundial para a SeguranпїЅa do Paciente) foi criada em outubro de 2004 pela OrganizaпїЅпїЅo Mundial da SaпїЅde com o objetivo de dedicar atenпїЅпїЅo ao problema da seguranпїЅa do paciente.
Confirmando os dois identificadores, nome completo do paciente eВ DATA DE NASCIMENTOВ no HC-UFMG, a cada procedimento, antes de se administrar medicamentos, hemoderivados e antes da coleta de exames. A norma de identificação correta dos pacientes encontra-se disponГvel em:http://nossaintranet.hc.ufmg.br/
O objetivo dessas metas Г© promover melhorias especГficas na seguranГ§a do paciente por meio de estratГ©gias que abordam aspectos problemГЎticos na assistГЄncia a saГєde, apresentando soluções baseadas em evidГЄncias para esses problemas.
Segundo o Protocolo para Cirurgia Segura do MinistГ©rio da SaГєde, uma em cada 50 mil ou 100 mil cirurgias sГЈo feitas no local errado nos Estados Unidos anualmente. Isso equivale a atГ© 2.500 procedimentos errados todos os anos.
As Metas Internacionais de SeguranГ§a do Paciente sГЈo objetivos globais para a saГєde, criadas em 2006 pela Joint Commission Internacional, juntamente com a Organização Mundial de SaГєde (OMS). A ideia Г© estabelecer padrГµes mГnimos de seguranГ§a dos usuГЎrios dos serviГ§os de saГєde.
O primeiro passo para a criação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente foi dado em 2004. Com o intuito de dedicar atenção e buscar soluções para os problemas de segurança dos pacientes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou no dia 27 de outubro, em Washington (EUA), a World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente).
As Metas Internacionais de SeguranГ§a do Paciente compreendem soluções com o intuito de promover melhorias especГficas em ГЎreas que sГЈo problemГЎticas na assistГЄncia aos pacientes. Com estas informações, acreditamos que vocГЄ estГЎ suficientemente embasado sobre o tema.
AlГ©m do dano fГsico, esse tipo de acidente gera prejuГzos psicolГіgicos, principalmente quando o paciente Г© idoso, jГЎ que o tempo de permanГЄncia no hospital se estende.
As quedas no ambiente hospitalar são responsáveis por diversos danos e lesões aos pacientes. Todos os pacientes devem ser avaliados quanto ao seu risco de queda e identificados de acordo, para que as medidas apropriadas possam ser tomadas para a prevenção.
Você conhece as Metas Internacionais de Segurança do Paciente? Elas são importantes para que as instituições de Saúde desenvolvam estratégias capazes de melhorar a assistência aos usuários. Com isso, poderão diminuir os problemas envolvendo o atendimento médico aos cidadãos.
SГЈo elas:
A identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar¹.
A identificação de todos os pacientes deve ser realizada em sua admissГЈo no serviГ§o atravГ©s de uma pulseira; 2. Devem-se utilizar no mГnimo dois identificadores como: nome completo do paciente; nome completo da mГЈe do paciente; data de nascimento do paciente; nГєmero do SES; 3.
Qual o nГєmero mГnimo de identificadores a serem utilizados para a identificação do paciente nos serviГ§os de saГєde? Resposta "4".
Somente o paciente pode ter acesso a essa informação, ou em raras exceções de saúde pública e coletiva. No prontuário estão informações do paciente, mas também de terceiros, familiares e contactantes, que também estão sob a proteção do sigilo.
Indicadores de seguranГ§a do paciente O Programa Nacional de SeguranГ§a do Paciente (PNSP)12, orienta a adoção de indicadores de seguranГ§a incluГdos nos seguintes protocolos: пЃ± Cirurgia segura; пЃ± PrГЎtica de higiene das mГЈos em serviГ§os de saГєde; пЃ± Prevenção de Гєlcera por pressГЈo; пЃ± Identificação do paciente; пЃ± Prevenção ...
A avaliação da identificação do paciente também se posta como um indicador para o controle da qualidade do cuidado, que tem potencial para subsidiar a prevenção de erros e eventos adversos, e, assim, favorecer a assistência mais segura(11).
Além disso, a execução de sistemas de gestão de qualidade nos hospitais também é importante para seu desenvolvimento, além de que o uso de suas técnicas facilita a utilização dos recursos. O controle da qualidade deve se concentrar nos processos vitais e em dados úteis para melhorar a qualidade nos serviço de saúde.
Pode-se concluir que as ações de enfermagem contribuem de forma expressiva para a qualidade dos processos assistenciais, desenvolvidos no âmbito dos serviços de saúde. E para se desenvolver um bom trabalho gerencial além das técnicas de trabalho são importantes também o relacionamento e a comunicação entre a equipe.
Г‰ competГЄncia do enfermeiro manter a equipe informada sobre o custo da assistГЄncia, visando com isto obter destes o apoio no sentido da racionalização da utilização de materiais e equipamentos, evitando desperdГcios, sem perder de vista a qualidade da assistГЄncia.
Nota-se, portanto, que o controle de qualidade busca alcanГ§ar o melhor desempenho da instituição, garantindo atributos aos serviГ§os prestados, como um bom planejamento, a elevação do nГvel de organização, a minimização dos riscos e a satisfação dos pacientes.
Qualidade na assistência de enfermagem hospitalar é enxergar o paciente na sua forma biopsicossocial e espiritual, não focar só na doença, a gente enxerga o paciente como um todo (Aluno 1).
Controle consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princГpios estabelecidos. O objetivo Г© localizar as fraquezas e erros no intuito de retificГЎ-los e prevenir a recorrГЄncia (CHIAVENATO, 2014).
UNIDADE DE ENFERMAGEM OU UNIDADE DE INTERNAÇÃO CONCEITO: Conjunto de elementos destinados à acomodação de pacientes internados e que englobam facilidades adequadas à prestação de cuidados necessários a um bom atendimento.
IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO SOBRE GESTÃO NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. ... O enfermeiro necessita ter entendimento sobre gestão e desenvolver habilidades para tal função e dessa maneira se tornar capaz de organizar a unidade, coordenar os profissionais que nela atuam e controlar os processos estabelecidos.
Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?
Os principais desafios para o gerenciamento são a superlotação de unidade, a manutenção da qualidade do cuidado e a utilização da liderança como instrumento gerencial.
Na rotina de trabalho da enfermagem, o lГder determina quando adotar comportamentos e atitudes diversas a fim de envolver e comprometer sua equipe. Essa capacidade de influenciar pessoas acontece quando a credibilidade do lГder for notada pelos seus seguidores.