O monóxido de carbono é uma substância covalente diatômica formada por dois átomos de elementos diferentes. Apresenta geometria molecular linear.
Ligação covalente: é uma ligação na qual eletrôns são compartilhados por dois átomos. O comprimento e força da ligação química resultam do equilíbrio devido à repulsão entre cargas iguais e atração entre cargas opostas.
a ligação iônica é estabelecida por átomos cátion e ânion ou seja para que esse tipo de ligação possa ocorrer um deve perder elétrons e outro ganhar. por isso que um elemento não pode realizar um ligação iônica com ele mesmo.
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade: Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade. Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade. Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
As forças intermoleculares estão diretamente relacionadas a algumas propriedades das substâncias, pois são elas que estabelecem o estado físico de uma substância. Desta forma, o ponto de ebulição e o ponto de fusão são elementos que irão interferir na força de van der Waals.