crossorigin="anonymous">
O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. Portanto, surgiu como forma de diferenciar da RAM, que por sua vez, refere-se à “memória de acesso randômico”. ...
A memória RAM, como já explicamos, é um tipo de memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado, e cujas informações são perdidas depois do desligamento da máquina. Já a memória ROM é algo completamente diferente, pois se refere a um tipo de memória quase permanente.
De uma forma bastante simplificada, memória é um dispositivo que possui a função de guardar dados em forma de sinais digitais por certo tempo. ... Já a memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.
A principal característica da Memória ROM é fazer a leitura das informações de um computador. Esse tipo de memória e considerada não volátil, uma vez que não armazena dados das tarefas executadas pelos usuários de um sistema operacional. A Memória ROM quer dizer Memória Apenas de Leitura.
Na verdade existe várias ROM's: Mask-ROM, PROM, EPROM... Explicação: Uma ROM é usada apenas para fornecer a Leitura de dados e armazenar firmwares (pequenos programas "software", onde é armazenado e feito a leitura do hardware).
Conheça os tipos de memória ROM e escolha o ideal para você
Memórias não voláteis A memória somente de leitura ou ROM (acrônimo em inglês de read-only memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.
iG explica os tipos de memória e suas funções
A memória DDR4 (a última tecnologia de memória) trabalha em uma média entre 2133 MT/s e 3000 MT/s. A memória DDR3 (comum em computadores antigos) têm uma média de velocidade entre 1066 MT/s e 1866 MT/s. Vamos dizer, por exemplo, que você compre uma memória RAM que é avaliada em 3000 MT/s.
O propósito da memória cache é atuar como um buffer entre os registradores da CPU, muito limitados e de alta velocidade, e a memória principal do sistema, relativamente mais lenta e maior — geralmente referida como RAM[1].
Escolha a quantidade ideal Ou seja: se a ideia é ter uma máquina voltada para produtividade, vale começar pelos 8 GB. Já para um computador gamer, pode ser necessário subir o patamar para a faixa dos 16 GB, uma vez que os jogos mais recentes estão cada vez mais exigentes.
Frequência e voltagem Como regra de ouro, podemos dizer que, quanto mais alta a frequência do pente de memória, maior é o desempenho dele. Porém, antes de comprar aquela memória de 1.
A velocidade do módulo de memória RAM é a capacidade de transferência de dados. Quanto maior o número, mais rápido o seu computador pode armazenar e recuperar as informações da memória. O DDR entra na operação para melhorar o desempenho do módulo. Só que cada computador pode ter uma versão de DDR diferente.
É importante frisar que a quantidade de memória cache é um fator que impacta diretamente na performance geral justamente por diminuir a quantidade de requisições da CPU para a memória RAM. Quanto mais espaço tiver no cache do processador, menores serão as chances de ele ter de solicitar algum dado da RAM.
Incompatibilidades. Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.
Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir. Logo com uma frequencia inferior terão também um desempenho inferior ao máximo que poderiam atinigir .
Então, sim, duas memórias de marcas diferentes podem ser usadas na mesma máquina da mesma forma que o processador, a placa mãe e a memória de um mesmo computador podem ser de fabricantes diferentes.
Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo: 8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.
Verifique no manual da placa mãe se a mesma é compatível com a tecnologia. - Habilitação para Dual Channel - Verifique se a sua memória já não está habilitada para trabalhar em Dual Channel. Para confirmar, basta fazer o download de programas que informam dados do seu processador, como o CPU-Z, por exemplo.
Por mais que um pente de 8GB tenha a mesma capacidade de 2 pentes de 4GB, a velocidade da troca de informações entre o processador e a memória é menor no primeiro caso. ... Por exemplo, pode-se utilizar um pente de memória de 8GB e um de 4GB.
O desempenho da memória RAM é medido pela sua frequência. Quanto maior o número, como 1600MHz, por exemplo, melhor seu desempenho. Porém, se a frequência da placa-mãe for menor, o sistema inteiro estará trabalhando com menor qualidade. A incompatibilidade pode ocorrer, também, em modelos de memória RAM.
Nas especificações de uma memória é possível ver esse dado, geralmente indicado como CL10 ou CL11 nas DDR3 e CL14 ou CL15 nas DDR4. Quanto menor o CL, menor é o atraso na leitura. A taxa de latência é responsável pela pouca diferença de desempenho entre os padrões em comparativos.
Faça o Download do programa CPU-Z e clique no link do download para o instalá-lo em seu computador.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook.
Para ver a quantidade de RAM usada, vá até às configurações do seu smartphones. Procure pelo menu de aplicativos e selecione a guia "ativos". Desde o Android Marshmallow e até o 10, a seção que mostra a quantidade de RAM em uso está no menu "Memória", na lista de configurações principais.
Caso esteja pensando em adicionar mais memória em seu computador, não deixe de consultar o manual da sua placa mãe e verificar a quantidade de RAM e a máxima frequência suportada. Você também pode descobrir o modelo da sua placa mãe na guia “Mainboard” do CPU-Z e pesquisar por essas informações na Internet.
Como limpar a memória RAM e deixar o PC mais rápido