A defumação a frio, como o próprio nome diz, não tem uma fonte de calor direta envolvida. Normalmente ela ocorre direto na temperatura ambiente, o que gira em torno de temperaturas abaixo de 30C, aproximadamente. ... Outro benefício é que alguns alimentos não podem ser defumados a quente, como é o caso de queijos.
Defumação quente significa que o processo ocorrerá em temperatura superior a 65 graus dentro do defumador. A temperatura recomendada é de 82 graus para linguiças(pois contém muita gordura) e 93 graus para pedaços inteiros de carne, mas é possível variar de acordo com suas necessidades ou especificidades de produtos.
O processo de defumação se dá pela exposição de produtos à fumaça produzida pela combustão incompleta de determinadas madeiras, tais como o carvalho, a bétula, o mogno e a nogueira, no decorrer do processamento. Este processo tem o objetivo de desenvolver sabor e aromas específicos e de melhorar o efeito conservante.
Técnica de como fazer defumação Coloque as pedras de carvão dentro da lata e logo em seguida, com cuidado para não se queimar, acenda o fogo. Despeje as ervas escolhidas dentro da lata e comece a caminhar pelo local escolhido.
Esse método de defumação deve ser realizado preferencialmente com um defumador. Primeiro, você deve usar uma vassoura para varrer a sua casa ou o local que será defumado. Em seguida, acenda uma vela para o seu anjo da guarda. Posteriormente, acenda o braseiro ou defumador e coloque nele três tipos diferentes de ervas.
Deve-se começar a defumação pelo Congá, passando pelos médiuns da corrente, assistência e depois o lado de fora do terreiro até chegar no portão. É feito desta forma de dentro para fora, para levar todas as energias negativas que houver, para fora do ambiente e não permitir que outras entrem.
Djovia Produtos Esotéricos
Polvilhe uma pitada de ervas secas em cima do carvão vegetal. As ervas em brasa vão criar fumaça e liberar sua fragrância. Você pode continuar a queimar as ervas até que o carvão tenha se transformado em cinzas por completo; um processo que demora cerca de 30 minutos.
Use um fósforo ou uma vela para acender a ponta do incenso. Você pode escolher acender um fósforo com cuidado ou usar um isqueiro para acender o topo do cone até que tenha uma chama no incenso quando você o separa do fósforo ou isqueiro. Você também pode usar uma vela já acesa para fazer acender essa chama.
Pegue a parte do incenso que não está revestida e a insira no suporte do incensário para que ele fique firme e bem posicionado. Use a chama de um isqueiro ou de um fósforo e acenda a outra ponta da vareta. A chama ficará acesa por um tempo suficiente para queimar um pouco do revestimento.
Instruções de uso. Posicione o cone no incensário, com a ponta menor para cima. Use a chama de um isqueiro ou fósforo na ponta menor até ficar em brasa, para acender o incenso. Recomendamos manter fora do alcance de crianças.
Os incensos feitos com massala — produto natural indiano — liberam uma fumaça limpa e que não oferece riscos à saúde. O ideal é utilizá-lo em um incensário, na posição vertical e deixá-lo queimar lentamente.
Os principais incensos para proteção