O método de preparo mais comum é fritá-lo imerso em óleo, mas o bagre também pode ser grelhado, assado ou feito em frigideira. O bagre tem um sabor adocicado, leve e é menos denso que outros peixes. O bagre é consumido até mesmo cru, em files marinados em salmoura.
Se você estiver limpando um peixe de casca grossa, como o bagre, retire a pele antes do cozimento! A maioria das pessoas não gosta dessa pele espessa e grossa, por isso faça um pequeno corte entre a cabeça e o corpo e puxe delicadamente a pele em direção à cauda.
Deixe o peixe no sal grosso de um dia para o outro, ele vai “suar”, na verdade ele desidrata. Retire o excesso de água. Agora vem a parte chata e trabalhosa. Amarre o bicho pelo rabo e pendure ao sol, protegido para evitar que moscas pousem.
Significado de mulato-velho: Peixe Bagre Defumado e muito confundido com o bacalhau.
Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
Os peixes que são transformados em bacalhau O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
A salga pode ser a seco, em salmoura ou mista. Inicialmente o peixe deve ser limpo e aberto de forma espalmada, possibilitando a exposição total ao sal. O método de salga seco é a simples cobertura do peixe com sal, já a salga úmida utiliza a imersão dos peixes em uma salmoura com alta concentração salina.
Vinagre para ajudar Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.
DICAS PARA ELIMINAR O ODOR E O GOSTO DE BARRO NO PEIXE:
Vaginose bacteriana, que corresponde a uma infecção na vagina normalmente causada pela bactéria Gardnerella sp. e que leva ao aparecimento de corrimento amarelo ou acinzentado e de cheiro forte e desagradável semelhante à peixe podre.