As cascas dos ovos são uma excelente fonte de cálcio, sendo que são 95% carbonato de cálcio, que é usado como antiácido para aliviar a azia, a indigestão e as dores de estômago. Uma casca de ovo contém cerca de dois gramas de cálcio – duas a quatro vezes mais a dose diária recomendada.
Os ovos de codorna combinam com qualquer tipo de salada, com vegetais crus ou legumes cozidos. O tempero pode ser feito com um pouco de vinagre e com uma base de iogurte natural com ervas finas, por exemplo. Veja como preparar um molho delicioso e saudável para a salada.
De acordo com o Mirror, as cascas dos ovos podem ser comidas. Ao que parece, estas têm um valor nutricional bastante elevado. As cascas dos ovos são uma ótima fonte de cálcio, sendo que são compostas por 95% de carbonato de cálcio – utilizado para aliviar a azia, a indigestão e as dores de estômago.
Recomenda-se ferver as cascas para esterilizá-las, depois deixá-las secar e depois esmagá-las até ter um pó fino. Isso pode ser armazenado e consumido em alimentos e bebidas; Dessa forma, você realmente não percebe nenhum sabor e seu corpo tem o cálcio necessário.
Casca: Embalagem natural formada por carbonato de cálcio, e tem como função proteger o conteúdo interno do ovo. A casca é bastante porosa e permite trocas gasosas. ... Calaza: é uma estrutura que envolve a gema do ovo, mantendo-a centralizada. Membrana vitelina: Membrana que envolve a gema.
Para fazer a farinha, é necessário:
Assim que você tiver uma boa quantidade de cascas (uma duzia já é interessante), coloque-as em um saco e quebre-as apertando com as mãos. Não se preocupe em moe-las bem, pois logo após elas vão para o liquidificador. Coloque-as aos poucos no aparelho e bata até tranformá-las em pó.
A casca de ovo é rica em diversos minerais, dentre eles estão o carbonato de cálcio (96% do peso da casca), carbonato de magnésio (1%) e fosfato de cálcio (1%) (NEVES, 1998).
Algumas dicas para fazer uma dieta rica em cálcio são:
carbonato de cálcio
- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.
A ideia é que o gelo seco (gás carbônico sólido) passe para a água aumentando a acidez e assim dissolvendo o carbonato de cálcio, que é boa parte da composição da casca do ovo.
Quando se coloca o ovo no vinagre, sua casca, que é formada por carbonato de cálcio, reage com o ácido acético, formando gás carbônico. Uma experiência de Química bem conhecida é feita colocando-se um ovo (que pode ser cru ou cozido) dentro de um recipiente cheio de vinagre.
Veja como fazer: A. Deixe o ovo, com casca, completamente imerso em vinagre de álcool por 5 minutos. Não prolongue muito esse tempo, pois o ácido acético do vinagre reage com o cálcio da casca do ovo, tornando-a elástica e impossível de ser quebrada sem destruir o ovo.
3 dias
Em uma panela pequena, coloque o ovo e cubra com água. Junte o caldo de limão (ele ajuda a manter a casca do ovo sem rachaduras). Se preferir, com uma agulha faça um furinho na base do ovo.
"A casca do ovo só fica rígida, dura, quando entra em contato com o ar. Enquanto ela está em contato com o organismo, tem uma característica gelatinosa, o que facilita a saída do ovo", conclui.
Os pigmentos que coram as cascas, hemoglobina ou bilirrubina, são liberados nas paredes do oviduto. A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha.
21 de Março de 2016 Após 24 horas o resultado foi que o ovo que tinha creme dental estava com a casca inteira e o ovo sem a pasta foi corroído pelo vinagre. No experimento, os ovos representaram os dentes e foi constatada que a escovação diária protege os dentes de alimentos ácidos e outros, mantendo a saúde bucal.
A primeira coisa é encher o copo de água e colocar ovo. Como o ovo é mais pesado que a água, ele vai afundar. Acontece que, se você retirar o ovo, colocar 6 colheres de sopa cheias de sal no copo de água, mexer bem e depois repetir a experiência de colocar o ovo, o resultado será diferente: o ovo vai boiar.
Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.
Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Quando colocamos o ovo na água, ele afunda, pois sua densidade é menor que a da água. Mas quando acrescentamos sal na água, ele flutua. Não pare agora... ... O contrário também ocorre, quando o material tem densidade maior, ele afunda.