É importante ressaltar que em alguns casos é necessário abreviar o nome para o carimbo para se obter uma maior legibilidade, caso o nome seja muito extensos favor sugerir a melhor abreviação já nos passo seguinte.
Conforme Resolução Cofen 191/96 e 448/2013, o carimbo identificador do profissional deve conter nome completo sem abreviatura, a sigla “Coren” seguida da sigla da Unidade da Federação onde foi feita a inscrição, número de registro e a categoria profissional.
Já parou para pensar se é possível usar qualquer tipo de assinatura no documento de identidade? Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas.
Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluída qualquer parte do nome. Seja por extenso ou só a inicial, todos os nomes que compõem o nome completo têm que aparecer.
Em caso de nome próprio com número superior a dois sobrenomes, sempre abreviar o sobrenome que vier logo após o primeiro nome mantendo o sobrenome final. Abraço.
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Silva é seu sobrenome e Maria o seu nome. ... [Figurado] Expressão, nome, designação que qualifica ou caracteriza algo ou alguém: chocolate sempre foi seu sobrenome! Etimologia (origem da palavra sobrenome).
SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s). Título da obra em negrito: sub-título da obra. [S.l.]: Editora, ano.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.
Titulação acadêmica ou Escolaridade é o nível de educação concluído por um profissional ou estudante. Exemplo: Doutorado. Ensino Fundamental.
A livre-docência (LD) é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto apenas para portadores do título de doutor (a partir de 11 de setembro de 1976), e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa.
maior nível titulação é GRADUAÇÃO ou MESTRADO (no caso de aluno de doutorado) IES é a Instituição de Ensino Superior onde obteve a maior titulação informada; para saber o código da área de titulação, consulte a tabela de área da CAPES.
Me., variando somente em gênero o “professor” e deixando invariável título “Mestre”. Na titulação para “Doutor”, nessa linha de pensamento, no masculino ficaria “Prof. Dr.” e no feminino “Profa. Dra.”
Mestre: Pessoa que concluiu o mestrado É para indicar esse grau de mestre que se usam as abreviaturas Me. ou Ma., ou seja, para indicar que alguém é mestre ou mestra em alguma área do saber. Exemplos com a abreviatura de mestre: Mestre em educação: Me.
Dr. ou prof. Dr.a/Dra. – Forma de nos dirigirmos a um professor ou a uma professora que detém o grau de doutor.
Como no exemplo: Prof. José da Silva, doutor (por extenso) em matemática e não Dr....Dr, PhD e MD. Uso e significado dessas abreviações.
Pronomes de Tratamento – O que é
Meritíssimo é um adjetivo qualificativo, e não um pronome de tratamento. Portanto, em meio a uma petição, use Vossa Excelência e no intróito, Excelentíssimo (e Meritísismo) Senhor Doutor Juiz de Direito, Desembargador, MInistro. Constitui erro, a meu ver, dizer algo como Vossa Meretíssima.