A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal. Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.
a revoluçao do porto foi instaurada porque os elites portugueses queriam o retorno de d. joao vi para portugual e ameaçaram fazer uma revoluçao para isso... ... pedro ficou aqui e foi chamado de insolente pela elites,em troca ele declarou o dia do fico...e posteriormente a independencia no brasil. espero ter ajudado.
Explicação: Pois o povo português redigiram um “Manifesto da Nação Portuguesa aos Soberanos e Povos da Europa" onde reafirmava a fidelidade ao Rei, mas exigiam a promulgação de uma Constituição que limitasse o poder do soberano.
A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.
Entre os motivos que levaram a Família Real Portuguesa a deixar a Europa para viver no Brasil, basicamente temos a Invasão Napoleônica da Península Ibérica como o principal, visto que o Reino de Portugal havia negado-se a assinar o Bloqueio Continental, o que despertava a ira de Napoleão Bonaparte.
Resposta: A volta da família real para Portugal, em 1821, foi uma das reivindicações da Revolução no Porto. Por pressão popular e após a morte de Dona Maria I, a Louca, foi exigida a restituição do Pacto Colonial e consequente retorno da Família ao Reino.
Dom João VI teve de retornar para Portugal em 1821 por causa da eclosão da Revolução do Porto, uma tentativa de golpe de Estado promovida pela aristocracia liberal e pelas elites militares portuguesas, que desejavam ver o fim do sistema monárquico português, considerado anacrônico para os padrões da Europa do século ...
Os rebeldes exigiam a elaboração de uma Constituição. Dom João VI teve que voltar para Portugal. Partiu do Rio de Janeiro em 1821 e deixou em seu lugar o filho, o príncipe dom Pedro. No ano seguinte, o príncipe proclamou a Independência do Brasil e foi coroado como dom Pedro I.