adj. 1. Referente, respeitante ou concernente a coma, a uma situação ou condição de inconsciência: ele encontrava-se em estado comatoso.
adjetivo Relativo a letargia, estado de inconsciência semelhante ao do sono profundo. [Figurado] Que expressa desânimo; sem alento; vagaroso. [Medicina] Que possui letargia ou por ela foi acometido. Etimologia (origem da palavra letárgico).
Letargia, sem vontade de brincar e com respiração ofegante Como os humanos, quando não se sentem bem, os cães perdem energia pra brincar. Ficam mais sonolentos e tristes.
Sinais de intolerância a exercícios e letargia em cães Sono excessivo, pouca energia, falta de excitação e reflexos atrasados são evidentes sinais de um cão letárgico, segundo a Vetinfo (site em Inglês).
Diagnóstico de instabilidade lombossacral O facto de o cachorro estar com dificuldade para andar nas patas traseiras constitui um sintoma da instabilidade lombossacral, mas existem outros e são similares a demais problemas neurológicos e degenerativos caninos, tais como a displasia da anca.
Para fazê-lo devemos flexionar e extender as articulações lentamente e ao máximo, sem forçar. Devemos segurar na pata com as mãos, tanto por cima como por baixo da lesão. Esta técnica reduz a atrofia muscular, aumenta a drenagem venosa e linfática, diminui a rigidez articular e previne as contraturas musculares.
Secreções oculares (conjuntivite) Falta de coordenação motora (o cão parece estar “bêbado”, “descadeira”) Tiques nervosos. Mioclonias (contrações musculares involuntárias)
As caminhadas em chão com declive são outro dos que se devem praticar. A inclinação vai reforçar mais o terço posterior e o cão aumentará a potência muscular. Nas últimas fases do tratamento podem utilizar-se pesos para o fortalecimento muscular.
Remédio para displasia coxofemoral em cães