A cartografia trabalhada também como linguagem auxilia na alfabetização carto- gráfica, pois, ao utilizar a linguagem cartográfica para construir o conhecimento de outras temáticas o aluno internalizará os conceitos geográficos com maior naturalidade, podendo ser cultivada nos demais contextos geográficos e na vida ...
A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).
Em linhas gerais, pode-se entender a Educação Cartográfica como um processo de cons- trução de conhecimentos e metodologias favorecedoras da leitura e interpretação de mapas.
Principais projeções cartográficas
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
Inicialmente, observamos que o mapa geralmente é uma representação simplificada do espaço terrestre. Além disso, as cartas são mapas temáticos que contêm informação geológica, ou até mesmo localizações de um determinado lugar. Por fim, as plantas podem ser vistas como a representação de áreas pequenas, como casas etc.
Resposta. a principal diferenças entre eles são que o primeiro, tenta representar uma parte do globo terrestre, e o sgundo tenta representar o globo inteiro, mas de forma plana. outra diferença é que o segundo se parece mais com o globo atual do que o outro.
A principal diferença entre eles se refere ao cumprimento.
Resposta. Os mapas de antigamente eram baseados nos contornos dos continentes quando eles navegavam e também nas viajens que faziam, mas não eram tão exatos. Os de hoje são mapas muito complexos e também muito exatos contendo ruas e endereços muito corretos e precisos.
Resposta. os mapas de antigamente eram baseados nos contornos dos continentes quando eles navegavam. ... Os de hoje sao mapas muito complexs e tambem muito exatos contendo ruas e endereços muito corretos.
Resposta. Resposta: As principais modificações que podem ser observadas nos dois mapas, é que houve uma mudança na quantidade de estados, do primeiro para o segundo. ... Assim desde o nosso descobrimento tivemos cerca de oito mudanças no mapa, a última foi em 1988 quando a nossa Constituição foi promulgada.
Mas o primeiro ainda não possui as formas reais do território nacional, os traços ainda estão sendo moldados. O segunda já mais atualizado mostra a forma nacional como é, além de ter técnicas mais avançadas que permitem que o mesmo seja mais realista, tenha as divisões corretas e mais atualizado.
1 - As principais modificações que podem ser observadas nos dois mapas, é que houve uma mudança na quantidade de estados, do primeiro para o segundo. ... Assim desde o nosso descobrimento tivemos cerca de oito mudanças no mapa, a última foi em 1988 quando a nossa Constituição foi promulgada.
O mapa mais antigo de uma área do mundo ocidental, feito em aproximadamente 500 a. C., foi encontrado por arqueólogos no sul da Itália. Conhecido como Mapa di Soleto, o registro mostra a região hoje conhecida como Puglia – o salto da "bota" da Itália.
As primeiras formas de representação de certas áreas, foram realizadas a partir da observação natural, sem maiores complexidades de cálculo ou desenho. Podemos enxergar já nas cavernas, desenhos de homens do período pré-histórico, que indicavam a posição de certos locais, animais e etc.
antiga Mesopotâmia