Colocar a casca de quixaba na água e colocar para ferver. Depois de fervida, deixar amornar, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia. Este remédio caseiro para cisto no ovário é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
A Sideroxylon obtusifolium, popularmente conhecida como quixaba, é uma árvore nativa do semiárido brasileiro, muito usada em doenças inflamatórias na medicina popular.
Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), também conhecida como quixaba, quixaba-preta, sapotiaba, espinheiro, coronilha, maçaranduba-da-praia ou rompe-gibão, é uma árvore de até 15 m de altura, da família das sapotáceas, nativa do Brasil, mais precisamente dos estados do Piauí e de Minas Gerais, mas também ocorre em ...
A quixaba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e mercados, sendo que o seu preço médio é de 10 reais. A Quixaba também é conhecida como sapotiaba, quixaba preta, caronilha, rompe-gibão e maçaranduba-da-praia, e seu nome cientifico é Sideroxylon Obtusifolium.
A quixabinha ou quixabeira também é conhecida como jabuticaba-do-mato, tamanqueira, sapotiaba, quixaba preta, caronilha, rompe-gibão e maçaranduba-da-praia. Pertence à família Sapataceae, espécie Sideroxylon Obtusifolium.
USOS: Madeira: Serve para a carpintaria, cabos de ferramentas, tacos de bilhar, cangalhas e portas internas. Sua madeira tem aplicação em vigamentos, esquadrias, móveis e serviços diversos.
O consumo em excesso de espinheira santa pode provocar náuseas e boca seca, gosto estranho na boca, cefaleia, sonolência, tremor e dor nas articulações das mãos, cistite e poliúria.