A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
* Base é toda espécie química capaz de receber um próton (H+(aq)). ... Por exemplo, o HCl mencionado anteriormente como sendo um ácido de Arrhenius é também um ácido de Brønsted, pois quando ele reage com a água, esta atua como uma base de Brønsted, recebendo o próton: HCl(g)+ H2O(l) → H3O+(aq) + Cl-(aq).
Substâncias que podem atuar, como um ácido ou como uma base, são chamadas de anfóteras. Assim sendo, se combinarmos a água com uma base, ela atua como ácido e vice-versa.
Bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-. ... Se o meio ficar incolor se trata de um ácido, a cor vermelha indica que a substância se trata de uma base. Neste caso a superfície adquire coloração avermelhada que traduz o meio como alcalino (básico).
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.