O que tomar em uma crise de intolerância à lactose? O ideal é evitar uma crise como essa, mas caso esteja no início do diagnóstico, é indicado que, quando começar a sentir desconfortos, o paciente beba bastante água, já que um dos principais sintomas é a diarreia – que pode causar desidratação.
Alguns exemplos de remédios para a intolerância à lactose são:
Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.
A intolerância é dividida em três graus: leve, moderado e severo. Algumas pessoas têm deficiência mínima na produção da enzima e outras não a produzem. O grau de cada paciente só pode ser descoberto através de exames específicos.
Parar de tomar leite, no caso de pessoas que já passaram da casa dos 40 anos, pode representar a aceleração do processo de perda da massa óssea. O grande problema está no fato de que o organismo, naturalmente, vai perdendo a sua capacidade de regeneração óssea com o passar do tempo.
Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.
Existe a tradição que, para cada veneno, há um antídoto neutralizante, e o leite desempenha uma função tradicional, como antitóxico universal.
Já nos casos de ingestão de venenos de ação sistêmica – como são chamados aqueles que penetram a corrente sanguínea logo após a ingestão – o leite não pode ajudar. “Enquanto o tóxico está no estômago, ele pode até neutralizar um pouco sua ação, mas sem interferir na absorção do veneno pelo organismo”, diz Heitor.
20 minutos após o vômito, faça a vítima beber água de coco ou alguma bebida isotônica, para evitar a desidratação. Se os sintomas não diminuírem em 24 horas, busque ajuda médica. Normalmente a intoxicação alimentar é curada em três dias e sem o auxilio de remédios.
Mas, é verdade que o alimento ajuda a proteger o organismo humano da ação de metais pesados, como o chumbo. E tudo se deve ao cálcio, mineral abundante no leite e seus derivados, que é capaz de competir com o chumbo no organismo e fazer com que o metal tóxico seja eliminado com mais facilidade.