Usar um algodão umedecido com água termal, chá de camomila ou soro fisiológico ajuda bastante. O segredo é aplicar o líquido gelado, para que ele consiga contrair os vasinhos. Compressas diárias de 20 minutos são suficientes. Cremes com vitamina K ajudam a despigmentar a pele.
“Uma noite mal dormida intensifica as linhas de expressão, já que quem não relaxa durante a noite movimenta mais o rosto, que amanhece inchado, nitidamente sem brilho, com os vasos sanguíneos congestionados, o que prejudica a oxigenação causando as temidas olheiras”.
É durante o sono noturno que os tecidos da pele se restauram, por isso, sem um sono de qualidade a pele não se recupera. Uma noite de sono de pelo menos 8h é ideal e é a forma mais assertiva de como aliviar as olheiras.
Basta elas surgirem na região dos olhos para que um ar cansado tome conta do rosto e derrube pra valer o visual. Apesar disso, as famigeradas olheiras podem ser amenizadas em apenas 30 dias com alguns truques especiais.
Sobretudo, as causas delas são inúmeros fatores, normalmente um conjuntos de sinais que contribuem para aparência escurecida. Entre as causas das olheiras, estão: Hábito de coçar (fricção), genética, sono, hidratação, perda de colágeno, sol, cigarro, álcool, alergias, circulação, remédios, hormônios.
As olheiras são determinadas por uma tendência genética, agravada por fatores externos como privação de sono, estresse, tabagismo, exposição solar e consumo excessivo de álcool. As pessoas atópicas (que tem rinite alérgica, dermatite atopica) tem olheiras piores e mais difíceis de tratamento, no geral.
Teste da olheira Um teste simples para fazer em frente ao espelho ajuda a identificar qual a característica da olheira. Você deve limpar bem a pele, chegar perto do espelho, esticar a pele da olheira para baixo. Se você conseguir ver os vasinhos, significa que a pele está arroxeada por causa dos vasos.