Os somitos são estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. Somito são corpos cubóides formados pela divisão da mesoderma paraxial que foi formada pela transição epitélio mesênquima realizada pelo epiblasto (posterior ectoderme). ...
O Sistema Muscular desenvolve-se do Mesoderma (Figura 1), exceto a musculatura da íris, que tem origem do Neuroectoderma. Os mioblastos, células musculares embrionárias, se originam do Mesênquima (tecido conjuntivo embrionário). Bibliografia Consultada: Moore KL, Persaud TVN.
Isso ocorre em torno de 8 semanas de idade gestacional e é devido a uma série de fatores, incluindo o rápido crescimento da extremidade cranial do intestino médio (que formará o intestino delgado) e o grande tamanho do fígado e rins em desenvolvimento.
Os folhetos embrionários germinativos são camadas de células presentes no embrião de animais pluricelulares que originam os tecidos e órgãos no indivíduo adulto. ... As camadas são chamadas de folhetos embrionários germinativos.
Endoderma. Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.
Já a ectoderme é a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo), das cavidades (boca, nariz, ânus) e do sistema nervoso a partir da formação da placa neural.
O sistema nervoso é derivado do ectoderma. O ectoderma localizado acima da notocorda sofre um espessamento, e, com isso, forma a placa neural. A partir daí, o ectoderma formador da placa neural passa a ser chamado de neuroectoderma, por ser uma “especialização” do ectoderma que dará origem ao sistema nervoso.