A cavalinha (Equisetum sp.), que pelo seu diferente aspecto é muito utilizada em projetos paisagísticos, pertence ao grupo de plantas que podem ser considerado o mais antigo sobrevivendo na Terra que conseguiu ter um crescimento significativo, datando 300 milhões de anos.
Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.
Algumas das partes das plantas e suas funções são: ... Sementes, responsáveis pelo nascimento de novas plantas; Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.
As flores são responsáveis pela reprodução da planta. Elas estão presentes apenas no grupo de plantas mais evoluído chamado de angiospermas. As flores podem ser hermafroditas ou monoicas quando possuem ao mesmo tempo as estruturas femininas (carpelos) e masculinas (estames).
É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima (celulose) para fazer o papel. A folha é a parte da planta responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.
1 - Os responsáveis por levar alimento para a planta são os vasos condutores chamados de xilema (leva a seiva bruta da raiz para as folhas) e o floema (leva a seiva elaborada das folhas para o restante da planta). ... 3 - As folhas são as responsáveis pela respiração, transpiração e fotossíntese das plantas.
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas e alguns outros organismos utilizam a luz solar para produzir seu próprio alimento. ... As plantas de folhas verdes (como as árvores) usam dióxido de carbono, luz solar e água para produzir açúcares, os quais fornecem a energia necessária ao crescimento das plantas.
As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. As plantas alimentam-se de forma diferente da dos animais. Os animais precisam ingerir os alimentos. ... Através das folhas ou caule, absorvem gás carbônico e energia da luz, para transformá-los em alimento (fotossíntese).