Processos exógenos – processos que tem sua origem na energia externa do planeta: água, gelo, vento, diferença de temperatura, ação de seres vivos, são modeladores do relevo já que desgastam as rochas sendo os principais: ... Erosão - Processo de destacamento e transporte dos sedimentos.
As rochas sedimentares são conseqüência dos desgastes inerentes aos fatores exógenos, as rochas metamórficas são formadas a partir da transformação das rochas preexistentes por altas temperaturas e pressão, já as rochas ígneas têm origem a partir do resfriamento do magma.
Em modelos econômicos e econométricos, uma variável exógena refere-se a uma variável que é determinada fora do modelo e representa as entradas de um modelo. Em outras palavras, variáveis exógenas são fixadas no momento em que são introduzidas no modelo.
Um fator exógeno é qualquer material presente e ativo em um organismo individual ou célula viva, mas que se originou fora desse organismo, em oposição a um fator endógeno. Fatores exógenos na medicina incluem tanto patógenos quanto terapêuticos.
São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos. Os agentes endógenos atuam graças às forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que movimenta os vários “pedaços” que formam a crosta terrestre, chamados de placas tectônicas.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.