Os remédios para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise. Estes remédios atuam bloqueando a dor ou reduzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, controlando assim os sintomas da enxaqueca, mas só devem ser usados sob indicação médica.
2. Antidepressivos tricíclicos. Este tipo de antidepressivos, que inclui a Amitriptilina e a Nortriptilina, são muitas vezes usados para tratar casos de depressão ou enxaqueca, mas afetam neurotransmissores do cérebro e possuem uma ligeira ação anti histamínica que pode aumentar bastante o apetite.
A nortriptilina (nome do princípio ativo do Pamelor) geralmente é prescrito à noite, devido a potencial efeito colateral sedativo do medicamento - sonolência - relacionado ao bloqueio dos receptores de histamina.
Este medicamento aumenta o efeito vasoconstritor da norepinefrina, mas bloqueia a resposta vasoconstritora da feniletilamina. O início de ação é de 2 semanas. Uma melhora inicial pode ocorrer dentro de 2 a 7 dias. Pacientes idosos deprimidos podem precisar de 6 semanas para responder.
(1) Melissa, ou Melissa officinalis – Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Formas de consumo: seu chá é a mais popular. (2) Camomila, ou Matricaria recutita – Esse tipo de camomila tem efeito calmante. Formas de consumo: suas folhas e flores são empregadas em infusões.
Da mesma forma que a Passiflora, a Valeriana atua como um bloqueador de receptor de serotonina, ou seja, a retém por mais tempo em circulação no organismo, aumentando a sensação de bem-estar. “Seria o equivalente à fluoxetina, usada na alopatia”, relaciona a médica Carolina Marie Martins.
Fitoterapia: 6 plantas que podem ajudar a dormir bem
A Passiflora tem na sua composição passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcaloides, com propriedades sedativa, calmante, sonífera e hipnótica, sendo por isso útil no tratamento da ansiedade, tensão nervosa, insônia e dificuldade de concentração.