São compostos principalmente de mono e sesquiterpenos e de fenilpropanoides, metabólitos que conferem suas características organolépticas. Flores, folhas, cascas, rizomas e frutos são matérias-primas para sua produção, a exemplo dos óleos essenciais de rosas, eucalipto, canela, gengibre e laranja, respectivamente.
Pesquisas mostram que cheirar as coisas certas pode beneficiar sua saúde - mas só se você fizer direitinho. Entenda já e comece a praticar a aromaterapia.
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.
O que são Óleos Essenciais?
Agora você já sabe que os 3 melhores óleos essenciais do mercado são:
Quais são os óleos essenciais mais utilizados?
Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado; Promover o bem-estar; Fortalecer as defesas do corpo....Para que serve cada óleo essencial.
Ingestão. Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.
Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, oferecem proteção a elas e desempenham um papel importante em sua polinização. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie.
Alguns dos principais usos são no ar, a ingestão ou até mesmo passar na pele. Depende de cada um. A partir das partículas que são liberadas no ar por cada um dos óleos essenciais dōTERRA, há uma ação no corpo humano. O cérebro recebe essas informações e é estimulado em diferentes partes, de acordo com o aroma.
doTERRA On Guard, Blend da proteção, fornece uma alternativa natural e eficaz para o suporte imunológico. Ele é um dos Blends mais vendidos da doTERRA e protege contra ameaças ambientais e sazonais. Ele é formulado com óleos essenciais conhecidos por seus efeitos positivos sobre o sistema imunitário.
Os óleos essenciais apresentam benefícios que vão além do seu aroma agradável....Quais são os benefícios dos óleos essenciais?
Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro. Além de atuar no nosso humor e no estado emocional, esse processo também pode causar efeitos fisiológicos no corpo.
O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos. Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais.
A aromaterapia é uma técnica, de origem francesa, que utiliza de óleos essenciais para equilibrar o corpo e mente. Ao sentirmos o aroma desses óleos, nosso corpo responde de forma positiva, chegando a promover a melhora de algumas doenças.
Os aromas atuam em nossa mente em um nível inconsciente, nos transmitindo diferentes sensações. Assim, na aromaterapia cada aroma tem um significado e ajuda a equilibrar uma parte do corpo e da mente. Os receptores olfativos recebem os aromas, e estes viajam para o nosso cérebro, onde são processados.
Nesse caso, é preciso adicionar dez gotas do óleo essencial ao banho (38 graus) ou, se preferível, inalar o óleo sob a forma de vapor. Para tal, coloque 3 gotas do óleo num recipiente com cerca de 1 litro de água fervida. Após isso, debruce-se e tape a cabeça para cobrir a área e respirar o vapor profundamente.
Um aromaterapeuta é o profissional com conhecimentos técnicos sobre a utilização adequada e responsável dos óleos essenciais para fins terapêuticos, através de métodos de aplicação via inalação e via dermal, ou seja via aplicação corporal.
A aromaterapia é usada há centenas de anos como ferramenta de de cuidado integrativo físico e emocional. Especialidade terapêutica, a prática também pode ser trazida para o autocuidado – seja pelo cultivo do bem-estar, da imunidade e até melhora da aparência da pele.
Combinar óleos essenciais pode gerar ainda mais benefícios, desde que os efeitos sejam conhecidos....Como funciona o tratamento com aromaterapia?