Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Atualmente o sistema de numeração indo-arábico tem se mostrado eficiente e prático sendo adotado por grande parte dos países, inclusive pelo Brasil.
São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas.
Os primeiros registros dos sistemas de numeração. Os números foram criados, ao longo da história, diante da necessidade do homem, pois precisavam de uma forma de representar as quantidades. As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo.
Os dez símbolos utilizados no sistema de numeração decimal são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.