É escrita obrigatoriamente com acento grave indicativo de crase, tal como acontece em outras locuções adverbiais:
A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.
- Diante de palavras femininas: - Diante da palavra "moda", com o sentido de "à moda de" (mesmo que a expressão moda de fique subentendida): ... O jogador fez um gol à (moda de) Pelé.
A expressão à noite é uma locução adverbial de tempo, ela é escrita com crase, obrigatoriamente, assim como também acontece em algumas outras locuções adverbiais, como: à frente, à tarde, à luz, à direita, à semelhança, à deriva, à exceção, à vista, entre outras.
Estudar a noite, sem crase, indicaria realizar um estudo referente à noite. O uso da crase muda o significado da frase: "estudar à noite" significa "estudar durante o período da noite".
O *a* é craseado porquê antecede uma locução adverbial de tempo, que poderia ser precedida por “ durante a “. Ou seja, pode ser DURANTE A NOITE ou À NOITE.
À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.
Obedecer às normas não é importante apenas em termos práticos (garantir a segurança diária dos funcionários), mas também em termos jurídicos, pois toda empresa que possui trabalhadores por CLT podem ser penalizadas caso descumpra as regras.
a) Por que foi utilizando o acento denotativo da crase em " à noite"? Porque se trata de uma locução adverbial, e antes de locuções adverbiais usa-se a crase. ... '', o acento denotativo da crase é: b) FACULTATIVO, porque diante de pronome possessivo, o artigo também é facultativo.
Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas. Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo.
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Veja os exemplos: "Eu me refiro ÀQUELE filme que ganhou o Oscar." "Entregue esta carta ÀQUELA moça da recepção." Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase.
No fenômeno da crase, há a superposição, a junção de duas vogais A, uma funcionando como preposição e outra como artigo. Se os dois estiverem no mesmo ponto, marca-se o encontro com o acento grave. Veja alguns exemplos: Vou à igreja.