Análise Volumétrica é aquela que permite determinar a concentração de uma solução, este processo se baseia na medida dos volumes das soluções reagentes. ... Solução padrão é aquela de concentração conhecida e Solução problema é a que possui concentração desconhecida, e a qual precisamos descobrir.
Refere-se à análise química quantitativa baseada na determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão (solução padrão), necessário para reagir quantitativamente com um determinado volume da solução que contém a substância a ser dosada (analito).
Reage completamente com o analito de modo a ter um ponto final satisfatório. Direta O padrão é colocado na bureta e adicionado ao titulado no erlenmeyer. Indireta O reagente a ser titulado é gerado na solução. Pelo resto ou retorno Um excesso de reagente é adicionado e posteriormente titulado.
A diferença entre os mesmos (ponto estequiométrico) é o erro da titulação, que se reduz subtraindo-se a titulação do branco dos resultados. A determinação realizada dessa forma é denominada quantitativa, estabelecendo uma quantidade exata da substância a ser analisada.
Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é o quelante mais usado em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas. O EDTA é um ligante hexadentado.
EDTA, sigla para ethylenediaminetetraacetic acid, ou edetetic acid é um agente quelante orgânico, que sequestra íons metálicos, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e manganês, encontrados especialmente na água, agregando-os em sua estrutura química.