O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 35 graus norte e a latitude de 35 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Podemos afirmar que é a latitude, pois a Tundra encontra-se em regiões de temperaturas mais baixas que as que a Taiga se encontra. Isto é, quanto mais próxima a região estiver dos polos, mais frio será seu clima, o que afetará na vegetação.
O clima da Tundra, portanto, é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações. Em razão dessas condições climáticas severas, das baixas profundidades do solo e da ausência de claridade, não existe nenhum tipo de floresta densa com árvores altas nessas áreas.
A taiga é o bioma típico de regiões de clima continental frio, estando presente nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. ... Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.
Atividades exploratórias, como no caso da extração de petróleo, tem colocado em risco o bioma da tundra, interferindo no equilíbrio biológico de plantas e animais, por conta dos impactos ambientais causados. ... Como os vegetais são escassos naquele bioma, os alimentos mais consumidos são as carnes, assim como o leite.
Causas diretas do desmatamento Entre elas estão o corte de madeira, a conversão de terras de floresta em agricultura e pecuária, plantações industriais de árvores, urbanização, mineração, exploração de petróleo e gás, hidrelétricas e produção industrial de camarão (carnicicultura).
Veja cinco delas:
Certamente o desmatamento coloca em ameaça os recursos naturais e o meio ambiente porque destrói as floresta, toda a sua biodiversidade e capacidade de produção de recursos naturais. O fim de rios e nascentes também deve-se ao do desmatamento. ... A ação humana é o principal fator que provoca o desmatamento.
Consequências do desmatamento
As principais consequências do desmatamento são: Perda de biodiversidade; Exposição do solo à erosão; ... Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.
Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção. ... Extinção de rios: a remoção das florestas provoca a destruição, em alguns casos, de nascentes que alimentam os rios.
O desmatamento proporciona uma série de prejuízos ao meio ambiente. Dentre eles está a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos e desertificação.