O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
Chamado (PAO) “Period After Opening“, o desenho de uma caixinha com a tampa aberta tem escrito dentro o número de meses em que o produto deve ser utilizado após a abertura da embalagem. Existe ainda um aplicativo chamado “Check your cosmetic”, que está disponível para download tanto no Itunes como no Google Play.
De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo medicamento deve conter impresso na embalagem a data de validade e o número do lote. Na maioria das vezes, essas informações são impressas em baixo relevo, mas sem cor.
Anote: o padrão esperado é que os perfumes tenham a validade de 3 anos, mas a depender da tecnologia envolvida e as notas escolhidas, é possível que muitos perfumes durem até mesmo 5 anos - se bem cuidados, claro.
A resposta para a pergunta que intitula o artigo é: depende. Sim, perfumes vencem, mas não da forma como o leite ou o arroz que temos em casa.
Se você é uma pessoa que gosta da casa sempre cheirando limpeza, o melhor é aproveitar os frascos de perfumes velhos e reutilizados como aromatizadores com varetas....Para fazer isso, você vai precisar de: