As contrações isotônicas são subdivididas em contrações concêntricas e excêntricas. As inserções musculares se movem juntas uma em direção da outra e o músculo diminui. O movimento ocorre contra a gravidade, uma posição de elevação.
A contração muscular pode ser de dois tipos:
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina. Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares.
Os sarcômeros são formados por um grupo de proteínas contráteis. As proteínas contráteis do sarcômero são: miosina, troponina, tropomiosina e actina. Essas proteínas encontram-se alinhadas de maneira seriada e formam uma estrutura de formato cilíndrico no interior das células dos músculos, chamada de miofibrila.
Funções dos Músculos: a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.