SCM (Supply Chain Management) é o gerenciamento da cadeia de suprimentos é voltado à integração e aperfeiçoamento dos processos de negócio por meio de parceiros em uma cadeia de produção (do insumo até a distribuição). Fonte: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – ABPMP BPM CBOK V3.
O supply chain management, também conhecido pela sigla SCM ou, na tradução do termo para o português, gestão da cadeia de suprimentos, é um processo de gestão de todos os elos logísticos, focado na eficiência dos resultados.
O conceito de supply chain se refere ao fluxo de materiais e atividades relacionadas a eles ao longo dos processos de produção. Isso envolve a compra de matéria-prima, o recebimento, a "transformação" em produto, a distribuição e a entrega ao consumidor.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito da Logística Integrada. ... O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas.
O conceito de SCM surgiu durante o início do século XX como parte da revolução industrial. Ao usar linhas de montagem para acelerar a produção, as empresas aceleraram o processo de compra, fabricação e entrega de produtos. Essa eficiência recém-descoberta ajudou as empresas a aumentar muito seu lucro.
Supply Chain Management (SCM) ou Gestão de Cadeia de Suprimentos é essencial para empresas que buscam melhorar os métodos e sistemas operacionais ligados ao produto.
Espera-se que o SCM melhore o processo produtivo, ao longo de toda a cadeia de suprimentos, reduzindo estoques e melhorando a comunicação entre parceiros, por exemplo. ... Além disso, vimos benefícios do SCM, entre eles, a redução do tempo de resposta da cadeia de suprimentos.
(2004) as dimensões-chaves necessárias para o sucesso do gerenciamento da cadeia de suprimento estão apoiadas em quatro requisitos críticos: integração de processos de negócio, identificação de membros-chaves da cadeia de suprimento, compartilhamento de informações e adoção de medidas de desempenho apropriadas.
Supply Chain Management: a importância da integração da cadeia logística. ... Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a gestão da cadeia de suprimentos vai fazer com que tudo funcione perfeitamente: do armazenamento da matéria-prima à entrega final do produto.
Ou seja, a cadeia de suprimentos é essencial para o desenvolvimento de uma empresa, já que negócios que possuem essa gestão diferenciada no tratamento de clientes conseguem alcançar índices maiores de faturamento.
A importância para a indústria Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
A aplicação da previsão de demanda logística é uma maneira inteligente de amenizar os gastos do setor. Então, com um trabalho preditivo bem desenvolvido, o gestor consegue diminuir a taxa de desperdícios e retrabalhos, contratar de forma mais eficaz, reduzir os custos com as frotas, entre outros.
Um dos principais objetivos da cadeia de suprimentos é entregar um produto de qualidade ao cliente final, nesse sentido, é fundamental atender às necessidades do público-alvo, bem como trabalhar para que a entrega do produto seja realizada dentro do prazo estabelecido.
Conforme Chopra & Meindl (2003), existem três fases de decisão na cadeia de suprimentos, ou seja, a primeira fase é a do projeto da cadeia, a qual tem como objetivo estruturar a cadeia, definindo os processos que cada estágio desempenhará, sendo conhecida também como decisões estratégicas e de longo prazo.
O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é reduzir custos ao longo desse processo, sempre com o foco no cliente: a qualidade é um fator primordial. ... Outro fator é a demanda do cliente ser desconhecida, com variações de um mês para o outro, resultando em um complexo planejamento da produção.
A comunicação entre os setores que compõem a cadeia de suprimentos precisa ser clara, eficiente e organizada, uma vez que, se alguma ponta ficar solta, todo o restante das atividades será comprometido. Para atingir esse patamar, é fundamental que toda a equipe esteja alinhada e com os mesmos objetivos.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode servir para alavancar seus negócios, pois contribui para a otimização do serviço. Ao facilitar todos os processos até a chegada do produto para o consumidor final, é possível economizar tempo e dinheiro.
A gestão integrada da cadeia de abastecimento permite visibilidade total dos processos permitindo que os níveis de serviço aos clientes sejam medidos e que as necessidades dos clientes sejam atendidas. ... Um cliente insatisfeito, independentemente de segmento de negócio, é uma ameaça para qualquer organização.
A contribuição da TI nas rotinas logísticas é bastante grande, sendo ela a responsável por otimizar o trabalho de gestores e colaboradores, facilitar o gerenciamento das atividades, automatizar uma série de expedientes e, mais do que isso, promover a integração de processos logísticos.
O que é TI? TI é uma ferramenta essencial para as empresas atualmente; este tem como objetivo aumentar o fluxo de informações trafegadas na mesma, ou seja, aumento das operações e atividades e competitividade no mercado além de reduzir os custos da empresa.
A Tecnologia da Informação na logística permite que os gestores consigam redesenhos de processos ligados ao planejamento de demanda, armazenagem e distribuição. Esses novos fluxos podem ser mais eficazes, entregando maior desempenho e resultados para a empresa.
Aumento da produtividade. Como reflexo direto da logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada e concisa. É possível estruturar melhor suas equipes e gerenciar toda a infraestrutura envolvida na logística de uma ponta até a outra com mais eficiência.
Abaixo, confira em detalhes os principais benefícios de adotar essa estratégia em seu negócio.
Ao fornecer informações de qualidade e ferramentas para uma administração mais precisa de processos logísticos, a tecnologia da informação (TI) auxilia em tarefas operacionais como controle de pátio e de frota, agenciamento e roteirização de entregas, gestão de documentação fiscal, administração de unidades produtivas, ...
Vantagens da tecnologia na logística
Vantagens e desvantagens da logística terceirizada
Outsourcing: vantagens e desvantagens
Quando falamos em outsourcing na logística, entende-se como a contratação de pessoas de fora para realizar tarefas que geralmente não são realizadas no ambiente da empresa.