Manufaturar é produzir com trabalho manual. No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais. A manufatura sucedeu o artesanato, no século XV, como forma de produção e organização de trabalho.
As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior.
Segundo historiadores, a manufatura começou com a própria evolução das sociedades, nas quais era preciso desenvolver produtos para a realização de tarefas. ... Mas a grande evolução da manufatura aconteceu durante a Revolução Industrial, período que teve seu início no século XIX.
O sistema de manufatura deixa os processos organizados. Com ele, é possível identificar as falhas nas operações e propor mudanças para extrair o melhor das máquinas e dos funcionários, gerando um aumento na produtividade.
Os sistemas flexíveis de manufatura se caracterizam por uma forma de produção com altos níveis de automatização, capazes de se adaptarem e agirem de acordo com mudanças e alterações nos processos dentro da indústria.
A produção flexível é baseada no uso de tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade industrial. Nesse sentido, as tecnologias industriais contribuem ativamente para a elevação da produção no menor tempo possível.
3 tipos de sistemas de produção
Questão 1 Aula 3: Porque os sistemas intermitente ou flexíveis de manufatura são importantes nas empresas modernas? ... A principal vantagem do sistema FMS é a alta flexibilidade em administrar os recursos da manufatura como tempo e esforço para a manufatura de novos produtos, onde uma empresa moderna sai na frente.
Os tipos de sistema de produção são: