As descargas de adrenalina acontecem quando as glândulas suprarrenais secretam uma quantidade excessiva de adrenalina no corpo. Essas descargas geralmente acontecem em resposta a um pico de grande quantidade de estresse ou ansiedade.
A noradrenalina é sintetizada pela glândula suprarrenal, e seu mecanismo de ação consiste na quebra de glicogênio no fígado e músculos esqueléticos, além de ácidos graxos pelas células adiposas, que serão utilizadas como fonte de energia imediata pelo organismo em resposta ao estresse de curta duração.
A noradrenalina atua ainda promovendo uma maior taxa de fornecimento de oxigênio para as células, uma vez que atua na dilação do bronquíolos e aumento dos batimentos cardíacos. Possui também a capacidade de elevar a pressão sanguínea por meio da vasoconstrição periférica generalizada.
Verificado por especialistas. Fórmula molecular: São 9 carbonos na estrutura.
A Adrenalina injetável (comercialmente conhecida como Epinefrina) é um fármaco adrenérgico. Estimulante cardíaco, vasopressor, antiasmático que pode ser administrado de forma intramuscular ou subcutânea. Sendo o agente farmacológico mais ativo durante as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
Conforme observamos na estrutura molecular da adrenalina, ela é uma substância de função mista e apresenta três funções orgânicas: o fenol (HO, ligado ao hidrocarboneto aromático), o álcool (grupo hidroxila OH ligado ao carbono) e a amina (NH).
(Mackenzie-SP) A adrenalina tem fórmula estrutural dada abaixo: Neste composto podemos identificar os seguintes grupos funcionais: Fenol, álcool, amina. Álcool, nitrocomposto e aldeído.
A LUCIFERINA, ácido (4S)-2-(6-hidroxi-1,3-benzotiazol-2-il)-4,5-di-hidro-1,3-tiazol-4-carboxílico, fórmula C11H8N2O3S2 - 280,32 g. mol-1 é uma substância sólida (T.F. 202 - 204 °C) na condição ambiente.
Veja que, nessa fórmula, todos os átomos e todas as ligações existentes entre eles são mostrados. Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão. Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.
Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula. Fórmula estrutural é uma das três formas de se representar um composto molecular (formado por ligações covalentes).
Para determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra. O texto “Fórmula Percentual ou Centesimal” esclarece melhor esse assunto.
Os hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), com fórmula geral: CxHy.