Já o tempo histórico é aquele que é percebido e absorvido pelos seres humanos, que faz parte do desenvolvimento humano e suas esferas de organização, isto é, a economia, a política, a sociedade e a cultura.
Alguns conceitos históricos são mais universais, pois são válidos através do tempo e do espaço, como os conceitos de monarquia, república, industrialização, espaço urbano, espaço rural, constituição, cidade, produção agrícola, família nuclear, família patriarcal, colonizadores.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. ... A história não é prisioneira do tempo cronológico.
A memória é o que recende de um determinado momento do tempo. ... A memória é ela própria um intertexto, na medida em que esses vestígios de vivências coadunam-se uns aos outros projetando nossa história, nosso tempo, seja individual, seja coletivo.
Resposta: O tempo medido é um importante instrumento de organização do pensamento humano sobre os fenômenos da natureza, estabelecimento de rotinas fundamentais para o fluxo pessoas-objetos e planejamento de ações futuras de acordo com as necessidades e demandas.
Se sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa. Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos. ... A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Passamos pela vida muitas vezes sem perceber a importância que cada minuto tem para nós, esses minutos são cedidos por Deus para nos ajudar a sermos pessoas melhores, mais inteligentes e conscientes. Desperdiçamos nosso tempo e até vidas inteiras sem demandar nenhum aprendizado.
A memória é um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletivo, na medida em que ela é também um fator extremamente importante do sentimento de continuidade e de coerência de uma pessoa ou de um grupo em sua reconstrução de si (POLLAK, 1992).
A identidade se manifesta pelo reflexo de um investimentos com um grupo em que se faz, ao longo do tempo, e pautado no desenvolvimento da memória. A memória considerada dentro de uma coletividade está na base do desenvolvimento da criação, desenvolvimento de uma identidade.
Neste contexto, as memórias têm a importante função de resguardar a trajetória de nossos antepassados e do nosso próprio caminho pela vida. As memórias são formas de armazenamento e processamento de informações que ocorrem desde o nascimento até a velhice.
Essa capacidade simbólica da linguagem é que nos permite interpretar, organizar, reorganizar e categorizar o que aprendemos. A linguagem é responsável pela construção dos nossos conhecimentos e ao mesmo tempo ela é conhecimento. Nós reconstruímos discursivamente a memória com nossas práticas.
Veja bem: a nossa memória armazena todo o conhecimento adquirido ao longo de nossas vidas. ... Deste modo, a memória humana é fundamental para o armazenamento dos fatos e situações mais marcantes na vida de um indivíduo.
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais: