A deficiência de vitamina A pode resultar de uma dieta pobre em vitamina A ou de um distúrbio hepático ou de absorção. A cegueira noturna é um dos primeiros sintomas. Uma cegueira pode acabar se desenvolvendo. Os olhos, a pele e outros tecidos ficam secos e lesionados, e infecções se desenvolvem com mais frequência.
Hipovitaminose ou avitaminose é o nome dado às doenças causadas pela falta de vitaminas no organismo.
Beribéri é o nome de uma doença séria que sem cuidados pode levar a morte. Mas com o tratamento adequado, é possível alcançar a cura. Está diretamente ligada a falta de tiamina, também conhecida como Vitamina B1.
A pelagra é uma doença causada pela carência de niacina e de triptofano, um aminoácido essencial que se transforma em niacina nos tecidos dos mamíferos. A pelagra é uma doença nutricional que se caracteriza pela deficiência de niacina (vitamina B3) e triptofano, um aminoácido essencial.
Pelagra é uma doença decorrente da deficiência celular de niacina (vitamina B3). Resulta da suplementação dietética, inadequada de niacina e triptofano. As populações mais atingidas são: alcoolistas crônicos, portadores de doença gastrointestinal e de distúrbios psiquiátricos severos.
Nicotinamida (vitamina B3) Pode causar prurido (coceira), rubor (vermelhidão) facial, parestesias (formigamento, dormência, entre outros), náuseas e outros sintomas de irritação gastrintestinal.
Doses recomendadas de ácido fólico