Significado de Pudemos Pudemos vem do verbo poder. O mesmo que: conseguimos, logramos, suportamos, aguentamos, toleramos, expusemos.
Embora ambas se refiram à 1. ª pessoa do plural (nós), estão conjugadas em diferentes tempos verbais. Podemos está no presente do indicativo. Pudemos está no pretérito perfeito do indicativo.
Os tempos verbais O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada.
Um é presente, o outro é passado. ... Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar. ... Pude é uma forma verbal do verbo poder, nomeadamente na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
11 sinônimos de pude para 3 sentidos da palavra pude: Fui capaz: 1 fui capaz, consegui, controlei, soube, tive potencial.
Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo.
Fiquei feliz porque tirei uma boa nota. Fiquei feliz pois tirei uma boa nota. Fiquei feliz uma vez que tirei uma boa nota. Fiquei feliz dado que tirei uma boa nota.
Vamos a uma explicação rápida do uso dos porquês: “por que” é usado no início de interrogações, no meio de frases interrogativas indiretas ou em afirmativas, substituindo (“pelo qual” e seus derivantes); “por quê” é utilizado no final da frase e pode ser substituído por “por qual razão”; já o “porque” nós usamos quando ...