Hamill (1999) define movimento linear como o movimento ao longo de uma via curva ou reta. ... O mesmo autor define movimento angular como o que ocorre ao redor de algum ponto, desde que as diferentes regiões do mesmo segmento corporal ou objeto não se movimentem pela mesma distância.
Resposta: Angular: O movimento de rotação ocorre quando os planetas giram em torno do seu próprio eixo. A cada rotação completa contamos um dia completo. Linear: O movimento de translação é o movimento que planetas fazem ao redor do Sol ou ao redor do centro do sistema a que fazem parte./span>
Momento linear, também conhecido como quantidade de movimento, é uma grandeza física vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. É definido pelo produto da massa do corpo, em kg, por sua velocidade, em m/s. Dessa forma, sua unidade do Sistema Internacional é o kg. m/s.
Impulso é a medida da variação da quantidade de movimento. Assim como a quantidade de movimento, ele é uma grandeza vetorial. Quando se aplica um impulso a um corpo, sua quantidade de movimento muda.
A quantidade de movimento é uma grandeza vetorial determinada pela massa do corpo multiplicada pelo seu vetor velocidade: Como a massa é uma grandeza escalar, o vetor quantidade de movimento será paralelo ao vetor velocidade, tendo a mesma direção e sentido./span>
O impulso da força resultante que atua sobre uma partícula é igual a variação do momento linear. Resposta: C. O módulo do impulso, no intervalo de tempo que corresponde à variação de velocidade dada é igual à variação do momento linear, isto é, I = m∙v - m∙v = m(v - v) = (2,0 kg)(5,0 m/s) = 10 kg∙m/s = 10 N∙s.
O impulso é uma grandeza física vetorial definida pelo produto da força média aplicada sobre um corpo pelo intervalo de tempo. O impulso também pode ser definido a partir da variação da quantidade de movimento sofrida por um corpo.
Impulso é a grandeza física que determina a atuação de forças sobre um corpo, ou seja, essa grandeza mede o esforço necessário para colocar um corpo em movimento./span>
Quando caminhamos, nos movemos a uma velocidade que varia entre 5 e 6,5 km/h em média, e quando começamos a correr estamos em velocidade de 7,5 a 8,5 km/h pelo menos, com aumento da freqüência cardíaca como resultado da maior intensidade do exercício.