Significado de Prótalo substantivo masculino [Botânica] Pequena lâmina verde onde se encontram os anterídios e arquegônios de uma planta criptógama.
O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.
Estrutura. O corpo das pteridófitas já pode ser dividido em raiz, caule e folhas. No caule, estão presentes os vasos condutores que nutrem todo o organismo. O caule pode ser subcutâneo e crescer abaixo do solo, ou, ainda, paralelo à sua superfície, sendo, assim, chamado de rizoma.
é o gametófito da samambaia, origina-se assim a germinação de um esporo. Caracterizadas no grupo das pteridófitas, não possuem semente, tendo em mente uma reprodução diferente. ... Em cada soro é produzido um número de esporos. Quando maduros, caem no solo e assim origina um protalo que o mesmo é uma planta sexuada.
Resposta. A ausência de vasos condutores e o transporte de substâncias por difusão limitam o crescimento das briófitas, como os musgos, cujos maiores têm poucos centímetros de altura. Ao contrário das pteridófitas que possuem vasos condutores e podem ter um crescimento maior.
Diferença: os musgos são briófitas e não possuem vasos condutores de seiva. As samambaias fazem parte das pteridófitas e elas possuem vasos condutores. (todas precisam da água para reprodução);
Essa diferença é a principal pois,as pteridófitas passam a possuir mais material genético que as briófitas,e quanto mais material genético,mais variabilidade genética,e sabemos que seres q possuem maior variabilidade tem mais chances de perpetuar a espécie.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas. Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.
As plantas favorecem o estabelecimento de outras formas de vida no ambiente terrestre principalmente pelos aspectos: alimentação e realização de fotossíntese. Assim sendo, as plantas servem de alimento para bactérias e fungos, com isso, garante a manutenção da vida dessas espécies.
O grande salto evolutivo que possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre, foi a independência da água para a reprodução, com o surgimento do tubo polínico, indicado em 3 no esquema. Gimnospermas e angiospermas são os dois grupos de plantas que apresentam tubo polínico (plantas sifonógamas).
As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. ... O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas. Esse fato fez com que as plantas dominassem definitivamente o ambiente terrestre, pois ficaram independentes da água para a fecundação.