Odoyá que significa Mãe das Águas, é comumente utilizada da seguinte forma: “Eu sou Filho de Iemanjá. Odoyá minha mãe!”. Já Odociaba invoca a poderosa força das águas. A saudação que significa Rainha da Águas Sagradas e é utilizada na expressão “Odociaba, Mãe Iemanjá!”.
Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...
Opanixé ô Kaô.... Kaô Cabecile Xangô!!! ... São João Batista – Xangô Kaô = Protetordos que sofrem injustiças, Senhor Chefe das Falanges do Oriente. (Ori=Cabeça) Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras,dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.
A saudação é amplamente utilizada nas religiões afro-brasileiras, nomeadamente na umbanda, na qual tem o significado "salve!" ou "viva!
Ora Yeyeo – Saudação a Orixá Oxum e significa salve a benevolente mãezinha.
A saudação de Oxum na Umbanda é “Saravá Mamãe Oxum!” “Ora Yê Yê Ô, Oxum!” As comidas de Oxum são umas das mais requintadas dos pratos da cozinha de santo: omolocú, ipeté, entre outras.
Ogum Iê! é uma homenagem de Guitinho ao seu orixá Ogum, uma das 14 divindades do candomblé cultuadas no terreiro Xambá.
Saudação para o Orixá Xangô! Em idioma africano. Kaô Cabecilê!
Xangô é o deus do trovão e da justiça. Saudação: Caô Cabecilê, meu Pai!
Saudação a Xangô Kaô Kabecilê é uma expressão em Nagô que significa “Venham Saudar o Rei”. Usa-se essa expressão quando Xangô vem para a Terra, sendo que durante muito tempo ele foi o Rei de Oyó e onde se consagrou o Deus da justiça.
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Eu (diga seu nome), invoco Pai Xangô e seus auxiliares, invoco a corrente de Xangô, invoco os espíritos da justiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de (nome do amado) transborde de amor, desejo e confiança por mim, e que faça ele me enxergar como sua companheira.
Exu Tiriri [ Fleruty ]: Ligado a Xangô , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . Tiriri possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas. Sua apresentação é de um homem preto, cuja pele corroída pela bexiga, é bem visível.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Exú Enú Gbáríjo: a boca dos Orixás. Exú Oduso: o Senhor que vigia os Odús. Exús que acompanham vários Orixás. Exú Akesan: comando de Oxumaré.
Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/ Linhas de Umbanda. Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar.
Os Falangeiros de Pai Xangô são divididos da seguinte maneira: 1. Dadá, 2....descrevemos abaixo:
A forma mais direta para descobrir a Pombagira e Exú é fazendo uma consulta espiritual ao Jogo de Búzios. Além de descobrir sua Pombagira e Exú Regentes, são indicadas as entidades Caboclas e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los. Os Búzios são consultados e indicam também quais são os seus orixás de proteção.