A média amostral é a média aritmética dos valores da amostra. A média amostral é uma estatística denotada por ¯X, ou seja, ¯X=X1+… +Xnn=1nn∑i=1Xi.
Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral. s=√n∑i=1(xi−ˉx)2n−1.
Desvio-padrão amostral
Um alto desvio padrão indica que os pontos dos dados estão espalhados por uma ampla gama de valores. ... O erro padrão da média é calculado a partir do desvio padrão das médias, as quais poderiam ser computadas a partir de uma população se um número infinito de amostras e uma média para cada amostra fossem considerados.
O desvio padrão (DP) é definido como a raiz quadrada da variância (V). A vantagem de usar o desvio padrão ao invés da variância é que o desvio padrão é expresso na mesma unidade dos dados, o que facilita a comparação.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de Desvio Padrão: Desvio padrão é uma medida de aproximação dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Desvio padrão é uma medida de posição dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média.
Eu diria ao candidato que assuma que numa tabela ou conjunto de valores é desvio-padrão amostral e use n-1. Quando, porém, for exercício sobre combinações de variâncias e desvios, use o populacional. Esta regra não é infalível, como disse, as bancas muitas vezes trocam um pelo outro.