EQST

O Que Acontecia Na Grcia No Perodo Homrico?

O que acontecia na Grécia no período homérico?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.

O que foi o período pré-homérico?

Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

Quais as principais características da educação no período homérico?

Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

Qual a principal característica do período homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Como é dividido o período histórico da Grécia antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Quais as principais características da sociedade grega?

- A sociedade grega era marcada por profundas desigualdades sociais. ... Os homens livres e nascidos nas cidades-estados eram proprietários de terras, formavam a aristocracia rural, e possuíam uma boa condição econômica e social. Conhecidos como eupátridas em Atenas, eram os únicos que possuíam direitos políticos.

Quais são as características da Grécia antiga?

Filosofia, retórica, democracia, teatro, política e muitas áreas se desenvolveram sob a Grécia Antiga que lançou as bases do mundo que vivemos hoje. A Grécia Antiga era o que chamavam de colcha de retalhos: diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união.

O que é a sociedade grega?

Os gregos são um povo animado, que se diverte com as conversas e a companhia dos outros. As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia.

Onde se fixou a sociedade grega?

A sociedade grega se fixou na península Balcânica, região que apresenta um relevo montanhoso, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras nos aspectos político, militar e econômico. Em comum havia a língua, a religião, os usos e costumes.

O que foi a cultura grega clássica?

Grécia Clássica foi um período de cerca de 200 anos (séculos V e IV antes de Cristo) na cultura grega. ... Grande parte da política moderna, pensamento artístico (arquitetura, escultura), pensamento científico, teatro, literatura e filosofia deriva deste período da história grega.