Resposta: Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.
O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...
Para caracterizar as personagens do espetáculo teatral. Para enfeitar a cena dramática. Para deixar colorida a cena teatral.
As máscaras gregas são os símbolos máximos do teatro na Grécia Antiga e também do apogeu dessa civilização a partir do século V antes de Cristo. Esses acessórios tiveram origem nas festas dionisíacas e, em seguida, foram incorporadas aos principais gêneros de peças daquela época: a tragédia e a comédia.
Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas. Na tragédia, os heróis era deuses ou semideuses, enquanto na comédia o herói podia ser um palhaço, fingidor, bobo, dentre outros.
Ele qualifica a tragédia em seis elementos constitutivos, sendo elas a fábula (ação ou enredo), o personagem (ethos, caráter), a elocução ou dicção, o pensamento (dianóia), o espetáculo em cena, e o canto (melopéia).
Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Vale lembrar que, diferente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formados por cinco pessoas importantes da aristocracia.
Aristóteles nos diz que a Comédia se originou dos cortejos fálicos, isto é, dos cortejos em que, sobre uma vara, era transportado enorme falo (órgão sexual masculino). Cortejos de parodiantes, muitas vezes mascarados de animais, que dançavam e cantavam e improvisavam chistes e duestos contra os circunstantes.
As Grandes Dionísias ou Dionísias Urbanas, que ocorriam no mês Elaphebolión (atual março-abril), eram a festa de maior prestígio no contexto das festas dionisíacas. ... Acredita-se que essa festa teve início como um cortejo fálico em direção a um culto que antecederia um sacrifício.
O corifeu (grego κορυφαῖος koryphaîos, de κορυφή koryphḗ́, 'o topo da cabeça', o que ocupa o lugar mais alto), nas antigas tragédias e comédias do teatro grego, era o chefe do coro, aquele que enunciava partes isoladas do texto e que podia dialogar com os atores.
Antes do Ditirambo, o teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos.
Resposta. O teatro apresentava representações artísticas de caráter primitivo, valorizando as características que eram dispostas antes do período neoclássico renascentistas. As maneiras de se representar a arte nesta época eram cada vez mais retrógradas, até que adentramos nas manifestações contemporâneas.