A disciplina Farmacologia aplicada a enfermagem se baseia em capacitar os alunos no entendimento da farmacologia básica através dos conhecimentos da cinética e dinâmica dos fármacos bem como suas ações no sistema nervoso autonômico.
5 dicas para não errar na administração de medicamentos
Bolus em medicina refere-se à administração de uma medicação, com objetivo de aumentar rapidamente a sua concentração no sangue para um nível eficaz. A administração pode ser efectuada por via intravenosa, via intramuscular, subcutânea ou intraretal.
Método de Administração em “bolus” Utiliza-se, para isso, uma seringa que irá injetar lentamente o alimento, utilizando a força da gravidade sobre o êmbolo ou aplicando uma pressão levemente sobre ele. A seringa deve manter-se conectada ao equipo ou diretamente à sonda acima da cabeça do paciente.
Administração em bolus I.V. No caso específico de fibrilação ventricular resistente a ressuscitação cardiopulmonar por choque, a primeira dose de amiodarona 300mg (ou 5mg/kg) diluída em 20mL de solução de glicose a 5% é administrada por injeção I.V. em bolus. Uma dose adicional de 150mg (ou 2,5mg/kg) I.V.
Tempo de administração EV: Segundo Ritschel* (1992), qualquer administração com tempo superior a 1 minuto é denominada infusão. Quando inferior a 1 minuto chama-se push (ou bolus).
Administre a medicação por bolus: limpe a porta da injeção com chumaço de algodão, antisséptico e deixe secar; conecte a seringa; puxe suavemente para trás o êmbolo da seringa para aspirar o retorno de sangue; injete a medicação dentro do tempo recomendado (use o relógio para marcar o tempo de administração); retire a ...
A terapia de infusão é amplamente utilizada para a aplicação de medicamentos que potencializam a resposta à terapia em determinadas doenças. Nesses casos, a opção por esse tipo de via de tratamento pode potencializar os resultados de uma forma que as vias fisiológicas não alcançariam.
Infusão gravitacional É a infusão lenta dos nutrientes, sem uso de equipamentos.
Uma bomba de infusão de fármacos, também chamada de sistema intratecal de liberação de medicamentos, envia medicação para dor diretamente ao líquido ao redor da medula espinhal, proporcionando alívio da dor com uma pequena fração da medicação necessária se for administrada por via oral.
Equipo para infusão por gravidade com ponta perfurante e tampa protetora. Câmara flexível para visualização de gotejamento e extensão em PVC azul, controle de fluxo tipo pinça rolete, filtro de ar lateral e com conector escalonado.
O equipo macrogotas é um dispositivos utilizados para infusão Macro gotas de solução parenteral por gravidade. Possui um or Lateral em “Y” destinado à aplicação injeções de medicamento, através da introdução de agulhas na membrana autocicatrizante ( no modelo com injetor lateral).
Conhecendo os equipos mais utilizados no ambiente hospitalar, o enfermeiro deve saber também que a versão macrogotas equivale a 20 gotas/mL, enquanto o tipo microgotas equivale a 60 gotas/mL. O enfermeiro mensurará o tempo para “correr” a medicação, considerando os demais cuidados que são requeridos para esse paciente.
O Equipo Bureta
O equipo fotossensível tem por finalidade proteger os fármacos fotossensíveis, que necessitam de cuidados específicos e podem perder suas características medicamentosas se expostos diretamente à luz (solar ou de lâmpada artificial).