A Universidade de São Paulo.
Interpretação do cefalograma: Obedece à seguinte ordem: Definição do comportamento vertical da face. Determinação do posicionamento ântero-posterior das maxilas na composição facial. Determinação da relação sagital da mandíbula em relação às maxilas.
Cefalometria é a ciência que, metodologicamente, estuda as dimensões das estruturas do crânio e da face. Em odontologia, refere-se a certa combinação de medidas angulares e lineares desenvolvidas para o traçado de radiografias laterais e frontais do complexo craniofacial.
Linha H (Holdaway): Linha utilizada para análise do tecido mole. Corresponde a uma tangente a área mais saliente do tecido mole do mento (Pog') e a área mais anterior do perfil do lábio superior (Ls) Essa linha é traçada do plano mandibular à linha SN.
Dentre as análises cefalométricas existentes, a de Jarabak representa uma alternativa viável para analisar a previsão do crescimento craniofacial e suas características, os tipos de crescimento facial, bem como, o biotipo facial de cada indivíduo.
Representa a inclinação do plano mandibular em relação à base anterior do crânio e auxilia na interpretação da tendência de crescimento no sentido vertical do paciente (Fig. 12). Ângulo formado pelo plano horizontal de Frankfurt com o plano GoGn.
O exame de cefalometria ou cefalograma, como também é conhecido, é importante na odontologia porque possibilita que o dentista possa fazer medições lineares e angulares no planejamento ortodôntico.
Maior distância entre a linha “m” e a curva do mento ósseo (ponto E).
Ângulo Goníaco - ângulo formado entre os pontos Ar (articular), Goc (gônio construído ou cefalométrico) e o Me (mentoniano). O valor normal para este ângulo é 130 graus.